21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Universidades públicas brasileiras com a disciplina de telemedicina na graduação médica

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Matheus Bittencourt Cardozo (Universidade Federal de Alagoas)

Description

A telemedicina tem se tornado uma prática cada vez mais comum desde o advento da pandemia de COVID-19 entre profissionais médicos e pacientes que possuem acesso à internet e um aparelho eletrônico como o smartphone. Visando identificar as escolas médicas brasileiras que dispõem de uma disciplina de telemedicina implantada e disponível na graduação, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo mediante a análise documental dos Planos Pedagógicos de Curso (PPC), matrizes curriculares detalhadas e correlatos das 50 faculdades públicas de medicina, em universidades federais, com maior Conceito Preliminar de Curso (CPC) contínuo, segundo o Ministério da Educação (MEC) e que também estão presentes no ranking Times Higher Education Clinical and Health 2023 (THE, 2023). Transcorrida a referida triagem, restaram 26 graduações médicas, e dessas, somente 11,50% possuem a disciplina de telemedicina ofertada em seu currículo regular, com a integração de matérias de diferentes áreas do conhecimento, incluindo, legislação médica, bioética, prontuário eletrônico e transformação digital. Foi identificada uma total concentração (100%) das faculdades de medicina com disciplina de telemedicina nas regiões Sudeste e Sul e, ao mesmo tempo, uma carência no Norte e Nordeste que, segundo a Demografia médica no Brasil (SCHEFFER et al., 2020), são as regiões mais necessitadas de médicos generalistas ou especialistas para suprir as demandas de atendimento em saúde da população, despertando a reflexão de que é necessário investir robustamente na estruturação de componentes curriculares de telemedicina nas referidas regiões, bem como criar-se uma rede de compartilhamento de experiências com a participação das universidades públicas já possuintes da telemedicina na graduação médica, com o intuito de tornar relevante o ensino e a prática no âmbito acadêmico em suporte, sobretudo, ao Sistema Único de Saúde a partir de políticas e programas públicos que tornem a ser desenvolvidos.

Palavras-chave

Educação, Medicina, Telessaúde, Inovação.

Author

Matheus Bittencourt Cardozo (Universidade Federal de Alagoas)

Co-authors

Dr Guilherme Benjamin Brandão Pitta (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) Dr Silvia Beatriz Beger Uchoa (Universidade Federal de Alagoas)

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