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Description
Este estudo socializa experiências referentes às aplicações do jogo “Parasitologia Desenhada” como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de parasitologia. O jogo foi desenvolvido baseado em desenho e adivinhação, a partir de características morfológicas dos parasitos estudados nas disciplinas de Parasitologia para cursos superiores da área da saúde. Ele tem como proposta o apoio à prática pedagógica nas disciplinas de parasitologia, como uma atividade lúdica válida e positiva à apropriação do conhecimento, ao desenvolvimento da criatividade e ao estímulo à socialização dos estudantes. O jogo consiste no uso de cartas contendo o nome genérico ou específico dos parasitos estudados, em que são utilizados recursos de papelaria como papel adesivo, pincéis atômicos, apagador e quadro branco. As turmas são divididas aleatoriamente em equipes de cinco estudantes, ordenadas de forma crescente. Em seguida, é sorteada a carta e uma pessoa da equipe desenha a morfologia do parasito sorteado para sua equipe adivinhar. Durante os anos de aplicação, foi realizada a análise qualitativa dos dados das observações e anotações coletadas. O método está sendo aplicado há 10 anos consecutivos, adaptado ao modelo virtual nos anos da pandemia da covid-19, alcançando mais de 500 alunos participantes. Ao longo desses anos, foi possível perceber que houve melhora para assimilação do conteúdo da disciplina, uma vez que se relaciona com o conteúdo da aula, tornando-a mais interessante e interativa, além de facilitar a compreensão e a aprendizagem do conteúdo dado, reforçando assim a importância da parasitologia no aprendizado. Destaca-se também maior interação professor-aluno, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, garantindo, na prática, a identificação morfológica de parasitos. É uma excelente ferramenta didática para uso nas disciplinas da área e adaptável às áreas correlatas.
Palavras-chave
ensino superior; métodos ativos; ensino-aprendizagem; lúdico; parasito.