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Neste estudo, foi realizado uma análise da grade curricular do Curso de Direito em universidades localizadas no município de Sorriso, Mato Grosso. O objetivo foi avaliar se os acadêmicos estão sendo preparados para gerir seus próprios escritórios de advocacia de forma eficiente e autônoma. O estudo baseou-se na Resolução CNE/CES nº 09/2004, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e em referências como a Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia), artigos científicos e doutrinas jurídicas. Observou-se que os escritórios de advocacia têm adotado formatos organizacionais similares aos das empresas privadas, buscando excelência nos serviços e eficiência operacional. No entanto, os acadêmicos não estão recebendo uma formação adequada nas áreas de gestão, negociação, atendimento, gestão financeira e protocolos jurídicos, que são fundamentais para uma advocacia bem-sucedida. A pesquisa enfatiza a importância de uma formação jurídica transformadora, que capacite os futuros profissionais para os desafios da advocacia empresarial. A contribuição deste estudo reside na reflexão sobre a necessidade de reestruturar o currículo acadêmico, a fim de desenvolver habilidades essenciais para o sucesso na prática jurídica. As conclusões fornecem insights valiosos para aprimorar a qualidade da educação jurídica e preparar os futuros advogados para uma carreira autônoma e efetiva.
Palavras-chave
gestão de escritório, grade curricular, ensino jurídico, plano pedagógico, habilidades