21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

De Bubuia - O Acre na Antropologia que também é minha

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

ANDREA MARTINI (UFAC Floresta)

Description

Objetivos
Compartilhar conhecimentos, repassar resultados, informações e dados relativos à minha experiência como discente, docente e pesquisadora, da universidade pública brasileira.

Metodologia
Descrever, etnograficamente falando, minha formação na região Sudeste, na Universidade Estadual de Campinas e na região Sul, na Universidade Federal de Santa Catarina. Pormenorizar minha atuação desde 1994 como pesquisadora no Alto Rio Juruá, Acre e desde, 2007 como docente na Universidade Federal do Acre.
Relato, pois, a graduação e pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), sempre estudando e trabalhando na região conhecida por Alto Rio Juruá no Acre.
Vem a ser um relato memorial ou reporte de projetos e pesquisas, realizados com minha colaboração. Também descrevo, pormenorizadamente, as orientações realizadas em catorze anos, de atuação na educação escolar indígena, através do exercício na Área de Ciências Sociais e Humanidades do Curso de Licenciatura Indígena (CLI, UFAC Floresta).
Compõem-se uma cronologia de ações realizadas, entre os anos de 1994 e 2023. Pormenorizadas e documentadas. Pesquisa de fontes relacionadas à tais pesquisas.
Com esta cronologia autobiográfica, demonstro a gestão do estudante interessado na temática indígena e sua peregrinação; pelas universidades particulares, subemprego, editais, burocracia e grupos de poder.

Discussão
Tais projetos e produções, podem corresponder, ou não, aos fluxos de apoio e colaboração em rede, individualmente ou em nível macro e micropolíticos; em âmbito municipal, estadual e federal. Redes de apoio e colaboração são intrínsecos à realização de pesquisa.

Resultados
Além destes, grupos de apoio políticos, em níveis variados, que se retroalimentam destes recursos públicos, de divulgação, dos laboratórios físicos, dos espaços de poder da academia como bancas de concursos, programas de pós-graduação, mais das vezes, os recursos públicos a serem aplicados em pesquisa, não são aplicados nas ações de pesquisa institucionalizadas que, mesmo assim, são realizadas.

Palavras-chave

Educação; Antropologia; Povos Indígenas (Pano); Acre; Amazônia

Subtítulo

Trinta anos no Acre 1994 – 2023

Author

ANDREA MARTINI (UFAC Floresta)

Presentation materials

There are no materials yet.