21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

A curricularização da extensão na graduação de Medicina

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Integração extensão-ensino

Speaker

Prof. Elson Romeu Farias (Universidade Luterana do Brasil campus Canoas/RS e Escola de Saúde Pública da SES/RS)

Description

Objetivo: Relatar a experiências de implementação da curricularização da extensão (CE) no ensino médico de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina (DCNM).
Metodologia: Em 2020, foi modificada a estrutura curricular para início das atividades de CE no curso de Medicina da Ulbra em Canoas/RS com carga horária de 646h divididas em 8 semestres denominadas medicina de Família e Comunidade I a VIII. Na IV, as 76 horas desenvolvem-se atividades sobre saúde do adulto com doenças crônicas com 2 professores por grupo de 30 alunos em áreas unidades básicas de saúde indicadas pela gestão municipal. São utilizadas metodologias ativas para o aluno se aproximar da temática e o material é produzido por intermédio de oficina de design thinking. Com identificação de problemas e busca de evidências sobre estes e sobre possíveis soluções e enfrentamentos. É realizada a prototipagem e validação com pares e comunidade. A entrega dos produtos é feita no final de cada semestre, ficando à disposição para escalar aos gestor municipal e das unidades de saúde.
Resultado: 40 produtos já foram entregues à comunidade, desde aplicativos no ambiente web, podcast, banners, posters, páginas em redes sociais com posts em relação às doenças crônicas mais prevalentes em adultos.
Discussão:a CE está fortemente de acordo a DCNM pois as atividades e produtos dialogam com os parâmetros para a formação de profissionais da saúde no Brasil, promovendo uma abordagem integrada e articulada coma a atenção primária à saúde e a promoção da saúde de doenças prevalentes e crônicas. Além disso, a incentiva a inserção dos estudantes em atividades com a comunidade, fortalecendo o vínculo entre universidade e sociedade. Essa interação possibilita a vivência prática dos futuros médicos e a compreensão das realidades sociais, contribuindo para uma formação mais alinhada às necessidades do país.

Palavras-chave

Relações Comunidade-Instituição
Doença Crônica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Política de Saúde

Subtítulo

A experiência com design thinking em adultos com doenças crônicas

Authors

Prof. Elson Romeu Farias (Universidade Luterana do Brasil campus Canoas/RS e Escola de Saúde Pública da SES/RS) Prof. Laylla Hadassa Carvalho (Universidade Luterana do Brasil campus Canoas/RS)

Presentation materials