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Description
Este estudo enfoca a acessibilidade comunicacional de uma comunidade científica do repositório institucional na comunicação em saúde para pessoas com deficiência visual. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se pelo crescimento do número de alunos com deficiência visual, matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas brasileiras. Tem como objetivo analisar a acessibilidade comunicacional da comunidade do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI-UFBA), ou seja, como se dá a disponibilização de dados científicos em saúde para pessoas com deficiência visual nesta comunidade. Sendo assim, é necessário que as informações estejam acessíveis “sem barreiras comunicacionais” independentes do suporte em que sejam disponibilizadas favorecendo que essas pessoas usufruam genuinamente de um ambiente educacional inclusivo. O método propõe uma abordagem qualitativa, e quanto ao tipo de estudo, é empregada uma revisão bibliográfica, por meio da qual são formuladas algumas hipóteses teóricas sobre o tema, caracterizando-o como um estudo interpretativo e descritivo, no qual procura descrever a realidade encontrada. Os instrumentos de coleta de dados foram inicialmente o mapeamento do site do (RI-UFBA) e no segundo momento, selecionamos a comunidade do ISC, justamente por ser fundamentada na interdisciplinaridade e pela produção de um conhecimento ampliado na área de saúde com práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção, prevenção e cuidado objetivando a qualidade de vida da população. A presente pesquisa revela que na avaliação o repositório obteve a nota 8.2, com 29 práticas encontradas, dentre elas 17 aceitáveis, 06 para ver manualmente e 06 não aceitáveis. Os resultados apresentados sinalizam positivamente para a acessibilidade comunicacional na comunidade do ISC no RI-UFBA. Diante do exposto, compreendemos a importância de adoção de políticas institucionais que favoreçam a democratização do acesso ao conhecimento científico.
Palavras-chave
Repositório UFBA; Acessibilidade comunicacional; Deficiência Visual; Comunicação em Saúde.