21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

A Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Formação Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Conhecimentos e experiências curriculares

Speakers

Mariana Giulia Chaves Prates (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)Dr Renata Meira Veras (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)Dr Sheyla Cristine Santos Fernandes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Description

Em 9 de janeiro de 2003 foi promulgada a Lei nº 10.639 que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares da educação básica e que se revelou como instrumento normativo precursor do combate às práticas coloniais, eurocêntricas e do racismo institucional, todos historicamente engendrados na constituição da sociedade brasileira. Após este marco, outras legislações e atos normativos foram publicados também versando, de igual modo, acerca da temática étnico-racial e sua inserção no âmbito da educação. A compreensão de como essa inserção ocorre na prática, é fundamental. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar de que maneira estão inseridos os conteúdos étnico-raciais nos currículos dos cursos de formação inicial docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Trata-se de uma pesquisa documental, transversal de caráter exploratório e abordagem qualitativa acerca dos textos das ementas dos cursos de licenciatura da UFSB, utilizando-se como suporte para o tratamento dos dados obtidos, o software IRAMUTEQ. Foram analisados os 5 cursos de licenciatura oferecidos pela UFSB e os seus 195 componentes curriculares, localizados no site institucional da universidade. A partir das ferramentas: análise de similitude e da nuvem de palavras, ambas oferecidas pelo IRAMUTEQ, pôde-se constatar que a construção das ementas que possuem conteúdos étnico-raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia se consolidou a partir de múltiplas vertentes, tais quais: a valorização do multiculturalismo, o estudo das culturas ameríndias e negras e o desenvolvimento de projetos de ensino e práticas voltadas para a educação das relações étnico-raciais; corroborando em grande parte com as legislações que dispõem a respeito da inserção da temática étnico-racial na educação. Ressalta-se, contudo, que o construto curricular da UFSB, embora se apresente apresente inovador, necessita de alguns ajustes no que tange à quantidade de carga horária e de disciplinas com temática étnico-racial.

Palavras-chave

Universidade; Formação Docente; Relações Étnico-Raciais; Currículo

Authors

Mariana Giulia Chaves Prates (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) Dr Renata Meira Veras (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) Dr Sheyla Cristine Santos Fernandes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Presentation materials

There are no materials yet.