21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Estágio, docência ou ambos?

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Guilherme Gonçalves Costa (Unicamp)

Description

O exercício da docência em nível superior contempla a mobilização dos componentes de uma base de conhecimentos complexa, incluindo aspectos do contexto educacional, conteúdo disciplinar, estratégias instrucionais e metodologias avaliativas. Nesse sentido, a literatura tem apontado os Programas de Estágio Docente (PED) como espaços formativos, os quais constituem eixo central de um conjunto de ações e políticas institucionais de formação no âmbito das universidades brasileiras. Desse modo, são salutares investigações no sentido de se verificarem avanços e desafios nesses programas, a fim de que estratégias visando possíveis inovações e melhorias possam ser traçadas. Este trabalho se coloca nessa perspectiva, tendo por objetivo o reconhecimento, por meio das autopercepções de estudantes de um curso de pós-graduação, de aspectos relacionados ao PED, identificando, em nível declarativo, conhecimentos profissionais relevantes para a sua formação. A partir de uma pesquisa mais ampla, construiu-se um recorte de dados entre os anos de 2021 e 2023, constituído por 79 discentes participantes de uma disciplina de preparação pedagógica, os quais foram submetidos a um questionário de autopercepções contendo quatro questões sobre os seguintes aspectos do PED: (a) objetivos do programa; (b) o papel do estagiário docente; (c) o papel do professor supervisor; e (d) as contribuições para a formação. As respostas às questões do instrumento foram acessadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo sua unitarização e categorização. Com isso, foram definidas quatro categorias a priori, as quais foram mantidas como categorias finais ao término da ATD. Os resultados obtidos corroboram pesquisas anteriores no contexto de investigação, apontando pouca formação didático-pedagógica por parte dos respondentes. Estes apresentaram visões relativamente destoantes da profissão docente, de modo que o PED ainda constitui um espaço formativo passível de aprimoramento.

Palavras-chave

conhecimento docente; estágio docente; formação continuada.

Subtítulo

investigando as autopercepções dos estudantes de um curso de pós-graduação sobre o Programa de Estágio Docente

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.