21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

A APRENDIZAGEM DAS MELHORES PRÁTICAS PARA SALA DE AULA APRESENTADAS POR TRACEY TOKUHAMA ESPINOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Karina Nonato Mocheuti (Universidade do Estado de Mato Grosso)

Description

Introdução: Tokuhama Espinosa (2014) oferece uma visão prática do ensino aprendizagem na perspectiva da Ciência da Mente, Cérebro e da Educação (CMCE) por meio da interseção dos campos da neurociência, psicologia e pedagogia e propõe 50 melhores práticas de sala de aula baseadas em evidências que têm um impacto comprovado nos resultados de aprendizagem dos estudantes e descreve por que elas funcionam, tornando-se um recurso essencial para práticas altamente eficazes e facilmente utilizadas na sala de aula. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de pós-graduação na aprendizagem das 50 melhores aplicações práticas da CMCE em sala de aula. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado por estudantes de uma universidade pública da região centro-oeste de Mato Grosso, no ano de 2023. A vivência aconteceu na disciplina de Soluções Educacionais baseadas em Evidências Científicas, ofertada pela Faculdade de Enfermagem. Resultados: Adotou-se na disciplina a construção de um painel interativo, para a qual os discentes foram divididos em 3 grupos, cada qual responsável por apresentar um conjunto de práticas. No painel integrativo foram explicitadas as 50 práticas em torno do planejamento, avaliação, design instrucional, hábitos de um professor e escolhas de design escolar que afetam o aprendizado do estudante, com evidências da CMCE, que garantem bons resultados na prática de ensino. Destaca-se a valorização da metacognição, do Feedback, da atenção plena, bem como a aprendizagem em grupos e cooperativa, como estratégias potentes para promover a aprendizagem ativa. Considerações finais: A experiência possibilitou a aproximação com evidências científicas sobre melhores práticas de professores na promoção de aprendizagens significativas e duradouras.

Palavras-chave

Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Aprendizagem. Educação em Enfermagem.

Author

Karina Nonato Mocheuti (Universidade do Estado de Mato Grosso)

Co-authors

Michelly Kim de Oliveira Rosa Guimarães (Universidade Federal de Mato Grosso) Adriana Freitas de Almeida Finger (Universidade Federal de Mato Grosso) Francislene Aparecida de Souza Rodrigues (Universidade do Estado de Mato Grosso) Dr Gímerson Erick Ferreira (Universidade Federal de Mato Grosso) Mara Regina Rosa Ribeiro (Universidade Federal de Mato Grosso)

Presentation materials