Speaker
Description
Andréa Martini, UFAC Floresta;
Francisca Euzilene Carvalho Maneiro Nukini, UFAC Rio Branco;
José Cristiano da Silva, UFAC Floresta;
Jucelino Rodrigues Viriato, UFAC Rio Branco;
Núbia Ferreira da Costa, UFAC Rio Branco;
Objetivos
Nosso objetivo é descrever percepções, instruir percursos similares e divulgar a pesquisa, colaborativa e inovativa, realizada por pesquisadores indígenas, em nível de mestrado e doutorado, em dois Programas de Pós-Graduação. A saber, o Programa de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, doravante PMEHL, e o Programa de Mestrado em Letras Linguagem e Identidade, doravante PPGLI, localizados na UFAC Cruzeiro do Sul e Rio Branco - Acre, respectivamente.
Metodologia
Sediados na Universidade Federal do Acre e realizados, cotidianamente, nas escolas públicas da educação escolar indígena, tais pesquisas e projetos, são ações sendo realizadas (e descritas) pelos professores pesquisadores. Serão tratados como quatro percursos, na Terra Indígena Nuquini e na TI Puianaua de Mâncio Lima - Acre. E na TI Macuxi Manoá Pium, em Bonfim – Roraima. Tais estudos também se tornarão, dissertações de mestrado e tese de doutorado, nos programas citados da UFAC.
Discussão
Na confluência de uma transdisciplinaridade que nos envolve, assim como nossas pesquisas e projetos, subliminar e complementarmente, tais pesquisas, contém um acento teórico-prático antropológico. Tais pesquisas, iniciativas e perspectivas são, como dito, inovativas, para a ciência em toda as Áreas e merecem ampla divulgação.
Resultados
Desdobramento possível, é sua replicação, enquanto metodologia, em atividades educativas e de planejamento, em distintas áreas, em qualquer contexto cultural. As pesquisas, em sendo aplicáveis seus resultados, obtidos colaborativamente, refletem a realidade, o contexto e as demandas dos grupos sociais. Proporcionando, então, aporte variado à política pública, às distintas áreas de conhecimento e da ciência. E, sobretudo, visando a integração da prática de ensino à pesquisa. Nesta, rara e única, experiência sociocultural, ambiental e linguística amazônica.
Subtítulo
Pensamento indígena é um vento fresco na pesquisa da pós-graduação
Palavras-chave
Pensamento Indígena; Pesquisa Indígena; Antropologia; Educação; Inovação Científica