21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

USO DE TECNOLOGIA EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DO APLICATIVO "MEGLI" SOBRE CONTROLE GLICÊMICO E DIABETES

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Tecnologias educacionais e IA na educação superior

Speaker

Ana Clara de Gouvêa Fernandes (UNICAMP)

Description

Objetivos: Avaliar a eficácia do aplicativo “MeGli" na promoção do aprendizado sobre controle da glicemia, diabetes e obesidade em aulas práticas de fisiologia do Ensino Superior, além de investigar a percepção dos alunos em relação ao uso dessa tecnologia educacional. Metodologia: Desenvolvemos o MeGli, um simulador didático do organismo com ênfase no metabolismo glicêmico. Por meio do aplicativo, os estudantes podem interagir e observar processos fisiológicos relacionados à alimentação, jejum, condicionamento físico, obesidade e diabetes. Avaliamos sua eficácia como atividade prática durante uma aula de fisiologia de Educação Física na UNICAMP por meio de questionários de conhecimento pré e pós-teste (n = 72), analisados por Wilcoxon para amostras pareadas (p ≤ 0,05). Também realizamos uma pesquisa de opinião em escala Likert (n = 75). Resultados: O uso do MeGli como atividade prática resultou em uma melhoria de 49,66% nas médias do pós-teste em relação ao pré-teste, indicando um ganho no conhecimento dos estudantes sobre controle glicêmico e diabetes (p < 0,0001). A pesquisa de opinião revelou que todos os estudantes consideraram o aplicativo útil para sua aprendizagem, 94,67% o consideraram benéfico para compreender os mecanismos da doença, e 84% reconheceram a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos por meio do aplicativo. Além disso, 89,3% dos participantes relataram maior aquisição de conhecimento devido ao uso do aplicativo, enquanto 86,67% acharam a aula com o aplicativo mais estimulante e envolvente. Discussão: Os resultados indicam que o aplicativo foi eficaz em promover a aprendizagem sobre os temas propostos. O uso de tecnologia contribuiu para aumentar o engajamento dos estudantes, resultando em uma experiência educacional mais motivadora. Apresentamos uma ferramenta inovadora, alternativa ao uso de animais em aulas práticas, aprimorando as estratégias de ensino de fisiologia e formação de futuros profissionais de saúde.

Palavras-chave

aplicativo, ensino de fisiologia, comorbidades, diabetes, simulador

Authors

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