O presente trabalho apresenta os resultados de uma reflexão teórica e pesquisa em campo que buscou identificar e analisar os saberes docentes que emergiram na Geografia Escolar durantes pandemia da Covid-19, a partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para tanto, aplicamos questionários virtuais para cinquenta professores de Geografia da educação básica da...
Atualmente, as IES colombianas enfrentam um processo de implementação de avaliação do alcance dos Resultados de Aprendizagem (RA), o que tem causado a necessidade de implementar novas ferramentas que permitam avaliar o conhecimento e o nível de alcance dos resultados de aprendizagem.
Objetivo geral: Desenhar uma matriz capaz de correlacionar o sistema de avaliação de conhecimentos com o...
O presente trabalho pretende descrever o projeto de extensão Linguisticamente Falando que promove ações que conectam o ensino de Linguística, utilizando metodologias ativas, à construção de materiais de divulgação científica públicos e abertos à comunidade nacional e internacional via o site/portal Linguisticamente Falando e suas respectivas redes sociais. O site nasceu com essa intenção...
O objetivo da pesquisa foi investigar a tese aventada de que o poder simbólico da norma, fundada no paradigma positivista enraizado na ciência do direito, é um mecanismo de dominação e de reprodução na formação dos bacharéis em Direito. Foram definidos três objetivos específicos, quais sejam: 1) examinar o fenômeno positivista na história da filosofia e da ciência do direito e sua relação com...
De acordo com as teorias contemporâneas, o currículo é um campo de estudo que se relaciona com os conteúdos culturais, sociais, políticos, bem como um documento estruturante que posiciona as relações epistemológicas da prática pedagógica. Neste sentido, este artigo analisa o plano de curso vigente do curso de graduação: licenciatura e bacharelado em artes cênicas da Universidade de Brasília -...