Speakers
Description
Objetivos: caracterizar o perfil dos egressos do programa, especialmente em relação à sua formação prática e profissional, identificando variáveis sociodemográficas e acadêmicas, além de analisar a prática profissional dos graduados.
Metodologia: este estudo transversal utilizou uma pesquisa online aplicada aos 31 médicos formados no Programa de Residência Médica (PRM) em Mastologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas entre 2005 e 2022.
Resultados: Através do questionário online enviado aos ex-residentes, foi possível avaliar vários aspectos dos egressos do PRM, como perfil sociodemográfico, formação acadêmica e profissional, área de atuação atual, inserção em serviços oncológicos e qualidade de vida. Este estudo fornece dados essenciais para avaliar a qualidade educacional do programa e a prática dos graduados no campo profissional, bem como sua experiência profissional após a residência. A maioria dos mastologistas formados pelo PRM trabalha em serviços oncológicos altamente complexos, busca aperfeiçoamento técnico e profissional contínuo, e está pessoalmente satisfeita com sua atuação na área. Isso sugere que o PRM oferece treinamento de boa qualidade e atualizado, garantindo competências cirúrgicas e oncológicas de qualidade para profissionais que atuam em diferentes áreas do campo.
Discussão: Manter uma rede de ex-residentes é possível, reunindo-os e mantendo contato com a universidade. Essa rede pode promover pesquisas colaborativas, aprendizado contínuo, interações entre egressos e residentes em treinamento, além de trabalhos colaborativos no treinamento de residentes atuais. Além disso, o feedback dos ex-residentes fornece uma avaliação precisa do programa de residência, promovendo o aprimoramento contínuo da formação em mastologia.
Palavras-chave
Mastologia, Residência médica, Avaliação de egressos, Formação médica, Qualidade curricular