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OBJETIVOS: compreender as potencialidades da monitoria na universidade pública a partir de diálogos com a literatura e narrativa autobiográfica. METODOLOGIA: estudo teórico, constituído por (1) levantamento bibliográfico da literatura nacional, disponível na base SCIELO, de 2006 a abril de 2023, utilizando como descritores monitor, monitoria, universidade pública, Serviço Social e educação interprofissional e (2) narrativa autobiográfica do pesquisador a partir de sua experiência como monitor. A análise dos dados abrangeu a análise de conteúdo, do tipo temática. RESULTADOS: dos 20 artigos analisados, 13 têm sua origem em universidades públicas, 5 em universidades privadas e dois estudos interinstitucionais; identificou-se uma maior publicação na região Sudeste. Constatou-se uma diversidade metodologias, sendo mais frequente o uso do relato de experiência. O trabalho analítico das CONCLUSÕES dos estudos, expressa 4 categorias: SENTIDOS DA MONITORIA (três subcategorias: Formação interpares, Aprendizagem, Desempenho Acadêmico e Estudo e Aproximação com a Docência), MONITORIA: ESPAÇOS DE RECRIAÇÃO, MONITORIA: POR ENTRE DIFICULDADES e MONITORIA: POR ENTRE POSSIBILIDADES. DISCUSSÃO: A monitoria na universidade expressa intencionalidades acadêmicas de formação ampliada e comprometida com relações de solidariedade e ética. A dialogicidade e as interações interpares no processo de ensinar e aprender emergiram como estruturantes para o desenvolvimento de uma monitoria na perspectiva da autonomia, da superação dos paradigmas fragmentadores, da valorização ação-reflexão-ação. O/A monitora, a partir das leituras de mundo, atenta para a contextualização sócio-histórica dos e das estudantes. Encontra-se dificuldades como a falta de formação pedagógica dos docentes e de experiência dos monitores, assim como o modus operandi imediatista reforçador da educação bancária, sobrecarregando os envolvidos e reduzindo os sentidos da aprendizagem universitária. A monitoria na universidade revela-se como um processo formativo complexo, ampliando suas possibilidades quando inscritas em contextos pedagógicos orientados pela dialogicidade, aprendizagem colaborativa, atuação interprofissional, co-autoria e trabalho coletivo.
Palavras-chave
Palavras-chave: Monitoria, Formação na Saúde, Educação Interprofissional, Aprendizagem.