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O objetivo do texto é discutir a importância da inclusão dos temas gênero, sexualidade e feminismo como tópicos no currículo de formação docente para pensar processos mais inclusivos na área da educação. Com este objetivo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa que recebeu apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A pesquisa foi realizada por meio de questionário com estudantes de um curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, no período de 2020 a 2021. Os resultados da pesquisa apontam que, embora tais temas já estejam presentes no currículo de formação docente desta universidade, há necessidade de uma discussão maior e mais aprofundada dos mesmos e os/as futuros/as docentes reconhecem a importância deste processo de inclusão no seu currículo de formação. A pesquisa também investigou a percepção estudantil deste mesmo grupo acerca dos conceitos de gênero, sexualidade, feminismo e violência em relação à mulher. As respostas ao questionário tendem a ser positivas, ou politicamente corretas, mas é no entrelaçamento de algumas das justificativas para as respostas é que encontramos ainda, às vezes, reverberações de um discurso conservador que resiste às mudanças contemporâneas nas políticas de gênero e sexualidade.
Palavras-chave
formação docente, currículo, gênero, sexualidade, feminismo