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Vivenciamos diversos desafios nos processos educacionais no Ensino Superior, neste contexto as Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido estimuladas a refletir acerca das mudanças nos processos educacionais, reconhecendo seu papel social e rompendo com estruturas estagnadas, alicerçadas em modelos de ensino tradicionais. Objetivando a atender esses desafios existem inúmeras ações ocorrendo no interior das universidades e uma delas é o Programa de Educação Tutorial que é um programa governamental que busca fomentar ensino, pesquisa e extensão, a partir de grupos tutoriais e tem como estratégia a construção de uma prática educacional pautada na integralidade do conhecimento. Ao refletir sobre o papel do PET nos cursos de graduação, emergem alguns questionamentos que, destacamos: o PET pode possibilitar aos sujeitos envolvidos o desenvolvimento de práticas inovadoras, a inclusão de estratégias de modernização no ensino superior, formando sujeitos proativos, críticos e capazes de transformar sua realidade social? Nesse texto, buscaremos responder a essas questões, a partir da revisão documental, da Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, da Portaria MEC n.º 343 de 24 de abril de 2013 e do Manual de Orientações PET (2006) que apresentam dados a respeito da estrutura, funcionamento, objetivos e características fundamentais do programa, além do relatório consolidado dos nove grupos PET na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em 2022. Após a análise dos documentos e do relatório consolidado verificamos que ao desenvolver ações articulando conjuntamente as atividades acadêmicas no ensino, na pesquisa e na extensão, o PET na UFTM possibilita uma formação global do aluno, e ainda contribui com a inclusão de novas estratégias de modernização do ensino superior; com a atuação dos seus integrantes como agentes multiplicadores, disseminando ideias e práticas inovadoras; estimulando o espírito crítico e uma atuação profissional pautada pela cidadania.
Palavras-chave
Ensino Superior; Programa de Educação Tutorial; Novas práticas