Speaker
Description
As estratégias de aprendizagem ativa (EAAs) têm se destacado no contexto atual, no qual há uma crescente necessidade do desenvolvimento de habilidades transversais (HTs) pelos estudantes de graduação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma EAA para o desenvolvimento de HTs, evidenciando os desafios de oferecer feedback a estudantes em ensino remoto. O trabalho apresenta a experiência de docentes da Unifei - campus Itabira que aplicaram uma prática de desenvolvimento de HTs, simultaneamente, em turmas diferentes de cursos de engenharia durante o segundo semestre de 2021, em regime de trabalho retomo devido à pandemia. A EAA aplicada consistiu na utilização do método PDCA (Plan, Do, Check, Act) para a melhoria das HTs dos estudantes. Nesta experiência, o feedback das docentes foi importante para retornar aos estudantes a avaliação das suas análises de melhoria de HT, apontando novos direcionamentos. Como resultados, foi feita a comparação entre diferentes estratégias de feedback, já que as docentes tiveram diferentes tamanhos de turma. A docente “A”, que possuía 198 estudantes matriculados, municiou os estudantes com o feedback escrito. Já a Docente “B”, que possuía uma turma com 42 estudantes, realizou reuniões de feedback on-line. Apesar das diferenças, em ambas as modalidades, o feedback manteve as funções de avaliar, informar e motivar o estudante. Como resultados, verificou-se que houve diferença significativa no engajamento dos estudantes entre as turmas. Na média, a participação dos estudantes da Docente “A” foi de 92% e a da Docente “B” foi de 51%. Esta experiência de EAA pode ser considerada exitosa por obter 90% de percepção de melhoria nas HTs dos estudantes. O mesmo projeto está sendo aplicado no curso de engenharia civil da Unicamp.
Palavras-chave
habilidades transversais; feedback; ensino remoto