21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

A inclusão Institucional

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speakers

Ms Jailma Cruz da Silva (IFBA)Ms Luciana Souza Oliveira (UFRB)Ms Magali Alves Alburquerque (UFBA)

Description

Introdução: O acesso à educação é um direito de todos, mas é preciso que as instituições educacionais estejam preparadas para oferecer um ambiente adequado para todos os alunos, independentemente de suas características físicas. Garantir a permanência com igualdade e equidade de acesso no Brasil é viver em permanentes embates pela ampliação dos espaços educacionais que acolham as pessoas com deficiência. As que ingressaram no ensino superior encontram muita dificuldade, enfrentam desafios, para garantir a permanência e conclusão dos estudos. Mesmo com direitos garantidos por leis, decretos e políticas públicas, incluindo o acesso a materiais acadêmicos acessíveis; a falta de acessibilidade comunicacional, arquitetônicos; e as barreiras atitudinais são citadas como os principais problemas das pessoas com deficiência para a permanência no ensino superior. O cenário descrito remete à necessidade de pensar o conceito de inclusão da contemporaneidade, sem esquecer a história e os marcadores de segregação social as quais pessoas com deficiência passaram desde a antiguidade. Objetivo: Discutir a permanência do estudante com deficiência, nas Instituições de Ensino Superior - IES, a partir do enfrentamento de barreiras e recursos acessíveis, específicos, disponibilizados para o desenvolvimento acadêmico e para conclusão do curso. Método: Abordagem qualitativa e quantitativa, levantamento bibliográfico, análise de conteúdo temático, investigação sistemática em livros, artigos e sites disponibilizados em ambientes virtuais. Resultados parciais: Encontrou-se como resposta parcial, a premente revisão do que está sendo ofertado, ou não, às pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior, em relação à permanência e disponibilidade de recursos acadêmicos acessíveis. Será preciso evidenciar que não basta ter acesso à educação, mas a garantia de um ambiente acessível e igualitário, além de recursos específicos que conduzam e proporcionem a equidade de acesso para inclusão educacional.

Palavras-chave

Deficiência visual; Ensino superior; Inclusão Educacional; Politicas de inclusão; Acessibilidade

Subtítulo

um desafio da Pessoa com Deficiência

Authors

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