21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

MECANISMOS PARA INCENTIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM ADOTADOS NA ALDEIA PEPÚBLICA, TERRA INDIGENA NUKINI, MANCIO LIMA – ACRE, BRASIL, ENTRE ALUNAS E ALUNOS ESPECIAIS

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

FRANCISCA EUSILENE MANEIRO NUKINI (MARIA BENTO DE CARVALHO)

Description

Resumo: Este trabalho traz uma reflexão, realizada durante uma pesquisa de graduação, através do projeto: O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA: um estudo em uma escola da Aldeia República no município de Mâncio Lima –Acre. Este, analisa o processo de inclusão de alunos e alunos indígenas especiais ou com deficiência, inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola Estadual indígena Pedro Antônio de Oliveira de Ensino fundamental I, II e Ensino médio, localizada na Aldeia República/ ISÃ. Trata-se de uma pesquisa etnográfico e qualitativa, que adota como procedimento técnico, a revisão de literatura descritiva e uma pesquisa de observação participante na minha própria aldeia. Para fundamentar a referida investigação, tomamos como base, os seguintes autores: Mantoan (2013), Ramos (2016), Buccio (2008), Ziliotto (2007), Caetano (2015), Brasil (1988), dentre outros textos que nos auxiliaram aprofundar o tema em discussão. Pode-se constatar que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um novo desafio para professoras e professores indígenas que se percebem despreparados para atuar com tal público. Faz-se necessário que os professores tenham apoio da direção da escola, de seus servidores, demais alunos e da comunidade escola, além dos órgãos competentes, para que possam atuar dignamente, na área da educação inclusiva. Instaurando, de fato e concretamente, por meio de ações realizadas e de pesquisas aplicada, a tão falado “visão inclusiva”. De forma, a contribuir na construção desse processo, de forma geral, e especificamente, entre crianças indígenas.

Palavras-chave

Palavras-chave: Inclusão. Ensino Aprendizagem. Educação Especial. Educação Escolar Indígena.

Author

FRANCISCA EUSILENE MANEIRO NUKINI (MARIA BENTO DE CARVALHO)

Presentation materials

There are no materials yet.