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Description
O Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação da UERJ (LaTIC) desde a sua fundação em 2010 desenvolve projetos que buscam explorar os potenciais da tecnologia digital no ensino/aprendizagem da graduação. A partir de 2022 passamos a experimentar e refletir sobre o metaverso. Nesse cenário, nosso objetivo é apresentar o desenvolvimento e resultados parciais de um projeto de cunho educacional criado no laboratório chamado MetaUERJ. Além da equipe técnica, contamos com a participação conceitual de bolsistas da graduação de diferentes cursos. O MetaUERJ é um espaço virtual em quatro dimensões (4D) no metaverso, com atalhos de serviços que a universidade oferece. Duas experiências de palestras já foram desenvolvidas no MetaUERJ com grupos controle limitados de convidados. A primeira intitulada ChatGPT na Educação e a segunda Encontro de Gestores de EaD, tinham o objetivo de apresentar aos interatores um espaço com mais imersão, interação e interatividade. Nele os usuários, além de assistirem as palestras, puderam escolher e customizar seus avatares, se movimentar livremente, escolher ações comportamentais, conversar via chat, conversar por áudio, interagir com objetos virtuais, além de interagir através de suas câmeras. O acesso era possível em computadores, por celulares ou óculos de realidade virtual (RV). Como resultado percebemos até aqui que o custo dos óculos de RV, licenças de programas, e a formação de equipe multidisciplinar especializada para o desenvolvimento, ainda são desafios para a popularização desse tipo de artefato no cotidiano educacional, porém existem avanços. Com uma nova geração de softwares, observamos uma crescente facilidade de se usar e pensar soluções com essa tecnologia. Atualmente diversas aplicações já permitem criações sem a necessidade de códigos e com a importação de artefatos pré-modelados. Essa nova realidade que vem se concretizando facilita que discentes e docentes se apropriem, a médio e longo prazo, das tecnologias imersivas.
Palavras-chave
metaverso, uerj, metauerj, imersão, interatividade