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Description
O texto aborda sobre a prática da alfabetização científico-tecnológica ACT por meio da literatura infantil em contexto escolar da Educação Infantil, como perspectiva para promover a aprendizagem significativa em ensino de Ciências naturais. O objetivo com o estudo apresenta no texto é promover, entre os futuros professores de ensino de ciências, pensar sobre as premissas teóricas e práticas, desta abordagem nos processos de ensino e aprendizagem, no sentido de fomentar reflexões sobre possibilidades de construções conceituais sistemáticas por parte dos estudantes de saberes de ciências naturais. A pesquisa contou com a preparação de planos de aula sobre conteúdos específicos de ciências naturais para serem implementados com crianças do nível 3 (idades entre 3 e 4 anos)em Centros de Educação Infantil Municipais de Francisco Beltrão/PR aplicados em um semestre letivo, durante uma semana por acadêmicos estagiários do Curso de pedagogia. A perspectiva curricular da ACT aliada a literatura infantil, sob a base teórica da Educação científica é a de orientar didaticamente as crianças a desenvolverem conhecimentos que possam ser utilizados em sua rotina diária e, se possível, melhorar a qualidade de vida destas e dos componentes da comunidade em que vivem, como também promover o desenvolvimento de capacidades, as quais permitem a estas aplicarem de forma significativa suas habilidades de criatividade, estabelecimento de relações entre conhecimentos de diferentes áreas, a reflexão crítica, o respeito e a cooperação entre as pessoas, e o respeito aos seres vivos e a outros componentes de um ambiente.
Palavras-chave
Ciências, Educação Infantil, Alfabetização científica.