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Description
Os conteúdos de Genética são descritos como complexos e de difícil compreensão dos estudantes e, geralmente, compõem o núcleo de disciplinas básicas na área da saúde. A aplicação desses conteúdos no entendimento de doenças genéticas em humanos pode diminuir essa problemática, por permitir que os estudantes desenvolvam uma visão abrangente de sua atuação profissional. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo integrar conteúdos de Genética à prática profissional da Fisioterapia, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). Inicialmente, os estudantes foram organizados em equipes com membros de perfis distintos, selecionados por Myers-Briggs Type Indicator. Depois foi realizada a seleção de filmes relacionados com Genética e a construção colaborativa de uma WIKI, na plataforma Moodle. Nela, de acordo com o tema do filme, os estudantes definiram a doença, exploraram aspectos genéticos da herança envolvida e discutiram o papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com a patologia. Posteriormente, eles produziram vídeos (podcast, animação) sobre os filmes selecionados, explicando os temas a um público mais amplo, e concluíram com a sinopse/recomendação do filme. A disciplina foi conduzida com aulas teóricas e práticas de construção do trabalho e ao final, após as avaliações, foi realizado o evento "Genética com Pipoca", em que os vídeos foram exibidos e debatidos em uma grande roda de conversa. Os filmes abordados foram: A cinco passos de você, A teoria de tudo, Decisões extremas, Extraordinário, O sol da meia noite e Para sempre Alice. A atividade de ABP permitiu que os estudantes explorassem a Genética de maneiras diversas, visualizassem suas aplicações na área de Fisioterapia e experienciassem a divulgação do conhecimento construído em sala de aula a um público geral. Além de sair do formato tradicional de aula, a atividade tem potencial para ser aplicada na curricularização da extensão nas disciplinas do ensino superior.
Palavras-chave
Metodologias ativas de aprendizagem; Ensino em Genética; Doenças Genética; Extensão-Ensino.