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Description
A pedagogia voltada a formação do pensamento científico constitui tema de importância crescente no contexto nacional. Com a ampliação do acesso ao ensino superior, novos desafios e compromisso educacionais emergem com o ingresso massivo de estudantes das classes sociais populares/trabalhadoras. O presente artigo discute as contribuições de Paulo Freire para a educação científica, trazendo para a pedagogia universitária (formação dos futuros pesquisadores nacionais) um novo compromisso calcado na humanização e no respeito ao conhecimento popular. A proposta de discussão por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica e de natureza teórica e qualitativa de pesquisa. Como resultados da discussão, apontamos para um novo pacto pedagógico popular como ponto de partida do processo educacional no interior de uma concepção científica transformadora e crítica, discutindo como objetivo geral a necessidade de reconhecer a urgente e necessária modificação das concepções e práticas pedagógicas dos professores universitário. Essa discussão aponta para a constituição de um novo professor universitário, responsável por respeitar os saberes populares e reconhecer a centralidade desses na formação do pensamento científico brasileiro.
Subtítulo
Paulo Freire os novos compromissos pedagógicos
Palavras-chave
Educação Científica; Paulo Freire; Ensino Superior Brasileiro