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Description
Muito provavelmente, as características peculiares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica tenham impulsionado a criação do Serviço de Orientação Educacional, ainda nos primórdios do Instituto, a partir de 1950, indicando o pioneirismo do ITA no ensino superior brasileiro, no que tange a oferta deste serviço (Lacaz & Mazariolli, 2020). Na mesma esteira, os registros históricos apontam para o Sistema de Aconselhamento como uma das atividades da Orientação Educacional, já normatizado em 1964, através da atuação do Psicólogo Daniel Antipoff. Na época, o Aconselhamento consistia em disponibilizar ao aluno ingressante, a oportunidade de escolher um docente que era designado seu Conselheiro, e que iria orientá-lo durante sua trajetória acadêmica e ajudar a encontrar soluções para eventuais dificuldades. Por muitos anos, o ITA conviveu com um modelo de aconselhamento baseado fortemente na oferta de apoio para questões pessoais, sem levar em conta outros aspectos desafiadores enfrentados pelo aluno ingressante. Da mesma forma, não existia nenhuma formação direcionada ao professor designado como conselheiro que, por vezes, tinha um entendimento equivocado sobre sua função. Assim, tivemos a estagnação do aconselhamento até então vigente, quer seja pela falta de modernização e alinhamento com práticas atuais, mas também pelo próprio descrédito da comunidade acadêmica envolvida com o modelo praticado anteriormente. A reformulação do aconselhamento praticado no ITA teve início em 2018, a partir de uma aproximação com o Instituto Superior Técnico de Lisboa e, particularmente, através de contatos com o Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico – NDA. Assim, iniciamos uma série de protocolos que subsidiou a implantação do Novo Aconselhamento no ITA, no âmbito da Pró-reitoria de Graduação e voltado para todos os alunos ingressantes do Instituto. O Projeto segue avançando em suas atividades, mantendo o pilar da capacitação constante dos Conselheiros, o contato regular com os alunos e diálogo constante com os diversos atores institucionais.
Subtítulo
Possibilidades e limites de uma proposta para acolhimento do aluno ingressante.
Palavras-chave
Acolhimento, Aconselhamento, Ensino Superior