Speaker
Description
Atualmente, as IES colombianas enfrentam um processo de implementação de avaliação do alcance dos Resultados de Aprendizagem (RA), o que tem causado a necessidade de implementar novas ferramentas que permitam avaliar o conhecimento e o nível de alcance dos resultados de aprendizagem.
Objetivo geral: Desenhar uma matriz capaz de correlacionar o sistema de avaliação de conhecimentos com o nível de obtenção de RA e as competências a eles associadas.
Objetivos específicos: 1. Delinear uma matriz que permita correlacionar a avaliação de conhecimentos e a avaliação da alcance de RA; 2. Avaliar preliminarmente a eficácia da matriz desenhada através do desenvolvimento de um exemplo hipotético.
Metodologia: Utilizando Excel, será desenhada uma matriz que correlacione eficazmente a avaliação de conhecimentos com o alcance de competências e RA, bem como determinar se existem diferenças significativas nos resultados obtidos a partir da matriz e a percepção dos alunos em quanto ao desenvolvimiento das competências e resultados da aprendizagem.
Resultados preliminares: Até o momento, existe uma matriz capaz de determinar o nível de alcance de competências tanto por cortes acadêmicos quanto por semestre, no nível do aluno e no nível do grupo (turma), que por sua vez determina o nível de alcance de RA com base nos resultados obtidos nas competências, criando diversos gráficos que permitirão análises encaminhadas para a melhoria contínua, o que contribui a um aumento da qualidade acadêmica e relevância dos egressos na área de trabalho.
Fases pendentes: Estabelecer o mecanismo para correlacionar e comparar os resultados obtidos em nossa análise com a matriz e a percepção dos alunos quanto ao nível de alcance competências e resultados de aprendizagem (enquete).
Resultados Esperados: Desenhar uma matriz que facilite e reduza os tempos de avaliação de conhecimentos, competências e RA, que sirva de base para o desenvolvimento de software.
Palavras-chave
Matriz, Resultados de Aprendizagem, Avaliação.
Subtítulo
Desenho de uma matriz de avaliação de Resultados de Aprendizagem