21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Integração da Avaliação de Resultados de Aprendizagem e Competências no Sistema de Avaliação Convencional: Desenho de uma Matriz Padrão

23 Sept 2023, 14:10
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Metodologias de ensino e avaliação Comunicações Orais 1

Speaker

Ms Dayanna Isabel Araque Gelves

Description

Atualmente, as IES colombianas enfrentam um processo de implementação de avaliação do alcance dos Resultados de Aprendizagem (RA), o que tem causado a necessidade de implementar novas ferramentas que permitam avaliar o conhecimento e o nível de alcance dos resultados de aprendizagem.
Objetivo geral: Desenhar uma matriz capaz de correlacionar o sistema de avaliação de conhecimentos com o nível de obtenção de RA e as competências a eles associadas.
Objetivos específicos: 1. Delinear uma matriz que permita correlacionar a avaliação de conhecimentos e a avaliação da alcance de RA; 2. Avaliar preliminarmente a eficácia da matriz desenhada através do desenvolvimento de um exemplo hipotético.
Metodologia: Utilizando Excel, será desenhada uma matriz que correlacione eficazmente a avaliação de conhecimentos com o alcance de competências e RA, bem como determinar se existem diferenças significativas nos resultados obtidos a partir da matriz e a percepção dos alunos em quanto ao desenvolvimiento das competências e resultados da aprendizagem.
Resultados preliminares: Até o momento, existe uma matriz capaz de determinar o nível de alcance de competências tanto por cortes acadêmicos quanto por semestre, no nível do aluno e no nível do grupo (turma), que por sua vez determina o nível de alcance de RA com base nos resultados obtidos nas competências, criando diversos gráficos que permitirão análises encaminhadas para a melhoria contínua, o que contribui a um aumento da qualidade acadêmica e relevância dos egressos na área de trabalho.
Fases pendentes: Estabelecer o mecanismo para correlacionar e comparar os resultados obtidos em nossa análise com a matriz e a percepção dos alunos quanto ao nível de alcance competências e resultados de aprendizagem (enquete).
Resultados Esperados: Desenhar uma matriz que facilite e reduza os tempos de avaliação de conhecimentos, competências e RA, que sirva de base para o desenvolvimento de software.

Palavras-chave

Matriz, Resultados de Aprendizagem, Avaliação.

Subtítulo

Desenho de uma matriz de avaliação de Resultados de Aprendizagem

Author

Presentation materials

There are no materials yet.