Speaker
Description
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de reformulação das disciplinas de alemão do CEL/Unicamp, a exemplo da disciplina LA114.
Neste 2º semestre de 2023 tem início a pilotagem do material didático “ZEITGEIST, volume 1” na disciplina “LA114 – Alemão I”. Trata-se de um material elaborado pelo Grupo de Pesquisa “Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários”, composto por docentes de 6 universidades brasileiras (UERJ, UFC, UFPR, UFRJ, Unicamp, USP). O grupo foi formado em 2019, após um convite da Editora da Unicamp. O material se coloca como proposta inovadora no ensino de alemão universitário no Brasil, a partir de uma perspectiva crítica-reflexiva e decolonial para atender as necessidades específicas de aprendizes acadêmicosas brasileirosas, valorizando pluricentrismo, plurilinguismo e contrastividade, abordagem discursiva e participação social, autonomia de estudantes e docentes, conteúdo temático e autenticidade dos insumos. A concepção do material se caracteriza pela integração de um componente impresso com um componente virtual, configurado na plataforma Moodle.
Essa alteração curricular está associada à proposta de reformulação dos vetores, elaborada pela Área de Alemão como desdobramento da participação do edital RenovaGRAD (PRG, 2020) e submetida à análise pelas instâncias superiores em março de 2021. Nossa proposta prevê a flexibilização do cálculo dos créditos, permitindo que atividades não presenciais possam ser integradas no vetor da carga horária. Tal mudança se faz necessária diante da realidade do ensino de línguas pós-pandêmico, na qual se reconhece a interação presencial como fundamental para a aquisição da língua, ao mesmo tempo em que se reconhece também a necessidade e produtividade da integração com recursos virtuais ou outras atividades extraclasse. Para viabilizar a proposta, faz-se necessária uma reformulação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.
A comunicação pretende contribuir para esta discussão através da apresentação dos parâmetros gerais do projeto, além de considerações a respeito do ensino pós-pandêmico.
Subtítulo
O ensino de línguas pós-pandêmico e a decolonização dos currículos na universidade
Palavras-chave
material didático, decolonialidade, autonomia, pós-pandemia, ensino híbrido