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O objetivo deste trabalho é apresentar um pouco da história e análises de aspectos relevantes sobre a gestão do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação (EDU) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, inserido no Consórcio CEDERJ.O Curso de Pedagogia em 2023 completa 20 anos e foi criado inicialmente como Curso para as Series Iniciais em 2003, para atender a celeuma trazida pela LDB Nº 9394/96, quanto ao destaque dado à necessidade de formação em nível superior para professores da educação básica. Desta forma, apenas podiam concorrer as vagas os candidatos que possuíam o antigo Normal ou curso de Formação de Professores a nível médio. Em 2008, o Curso passa a ser oferecido para todos aqueles que cursaram o Ensino Médio, de forma a se adequar a Resolução Nº1 de 2006 do CNE, tornando-se o Curso em Licenciatura em Pedagogia com integralização regular prevista para 8 períodos letivos. O número de polos, e consequentemente o número de alunos, cresceu. Em 2003.2 inicia-se com 3 polos num total de 120 vagas/semestre e atualmente 2023.2 com 13 polos, num total de 480 vagas/semestre. A gestão de um curso que conta com aproximadamente 5000 estudantes matriculados, 60 professores e 300 tutores, exige uma organização e logística que só é possível em função do acordo de cooperação técnica entre as Universidades Públicas do Rio de Janeiro e a Fundação Cecierj. Apesar da complexidade que envolve a gestão de um curso com grande número de estudantes, os resultados de concluintes são animadores, índice que ultrapassa 50% após um período de integralização estendido. Porém, exige da Coordenação do Curso procedimentos de acompanhamento na gestão dos diferentes atores que atuam na oferta e gestão de disciplinas, assim como nos procedimentos acadêmicos-administrativos, para a garantia da qualidade do curso.
Palavras-chave
Pedagogia, Educação a distância, Gestão