Speaker
Description
Partindo de um problema identificado em sala de aula envolvendo a dificuldade dos estudantes em compreender e definir o item circulação no processo de concepção de projeto arquitetônico, uma pesquisa foi desenvolvida no objetivo de levar respostas claras e sistemáticas aos estudantes dentro da sala de aula no ateliê de projeto. Por anos como docente da disciplina de Projeto Arquitetônico em cursos de Arquitetura e Engenharia Civil observou-se que a problemática envolve o entendimento do Programa de Necessidades (PN-ARQ) e do item circulação visto como uma porcentagem e sem definição clara no projeto, e, portanto, um problema mal definido. O sistema de circulação e seus elementos são fundamentais no processo de projeto e na definição do partido arquitetônico.
Uma metodologia foi organizada para alcançar os objetivos da pesquisa: Revisão bibliográfica; Seleção de projetos com qualidade arquitetônica para análise; Leitura dos textos dos próprios arquitetos para aquisição de fundamentação teórica e conceitual; Organização sistemática dos produtos parciais advindos das etapas anteriores; Sistematização de uma metodologia de processo de projeto para ser utilizada em sala de aula; Adoção da metodologia em sala de aula. Refinamentos e validação.
A pesquisa gerou resultados teóricos e práticos, envolvendo uma metodologia de projeto arquitetônico a ser adotada no ensino de projeto na graduação, tendo como a definição do sistema de circulação no projeto como o estruturador do partido arquitetônico. Denominamos de ‘Método da Circulação’ o principal produto original da pesquisa.
O método foi sendo desenvolvido e refinado ao longo dos últimos anos e em 2022 foi consolidado na experiência didática em sala de aula na disciplina temática ‘Ateliê Vertical’, ‘Circulação e projeto. Arquitetura e cidade’, com aplicação e validação da metodologia criada, e na defesa da Tese de Livre Docência ‘Circulação no Projeto de Arquitetura. Método da Circulação’ (FECFAU Unicamp, 2022).
Palavras-chave
Ensino de projeto arquitetônico. Experiência didática. Circulação em arquitetura.