21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Percepções de Professores da Rede Pública Municipal de um município do Sul de Santa Catarina sobre as Tecnologias Digitais na Educação no Período Pós-Pandêmico

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Tecnologias educacionais e IA na educação superior

Speaker

Mr Luciene Gomes Pimenta Cabral (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE)

Description

A rápida transição para o ensino remoto evidenciou a importância de compreender a perspectiva dos professores em relação ao uso e o impacto das tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, esta investigação teve como objetivo investigar a percepção de professores atuantes na rede pública municipal de um município na região sul de Santa Catarina sobre o uso das tecnologias digitais na educação, principalmente no contexto pós-pandêmico. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida com 26 professores durante um momento de formação continuada em julho de 2022, de forma estratégica, no início desse encontro formativo, que abordou o tema do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC's). Durante a formação, foi realizada uma prática para levantar compreensões prévias sobre o assunto, em que os professores responderam a um questionário no Google Formulário com questões relacionadas ao uso das TDIC's após o período pandêmico (anos 2020 e 2021). As respostas foram projetadas instantaneamente e discutidas coletivamente com os professores. A análise dos dados coletados utilizou técnicas de tabulação, descrição e discussão, embasada nas contribuições teóricas de autores renomados no campo da educação, como Nóvoa (2014) e Marcelo Garcia (2005), que abordam temas relacionados ao trabalho e formação docente. Também foram consideradas as perspectivas de Pérez Goméz (2015; 2021) e Hargreaves (2003) sobre a relação dos professores com as tecnologias digitais na prática educativa, abordando os desafios e oportunidades nesse contexto. Os resultados analisados foram agrupados em três categorias: autoavaliação, em que a maioria dos professores (84,6%) mostrou interesse e facilidade para explorar as TDICs em suas práticas; possibilidades, destacando a diversidade de formas de aprendizagem e a inclusão; e desafios, evidenciando problemas como desigualdade de acesso e baixa infraestrutura. Além disso, emergiu a importância da formação e acompanhamento pedagógico.

Palavras-chave

Formação de Professores; Período Pós-Pandêmico; Tecnologias digitais na educação.

Author

Aline Coêlho dos Santos (Universidade Regional de Blumenau (FURB))

Co-authors

Mr Luciene Gomes Pimenta Cabral (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE) Dr Rita Buzzi Rausch (UNIVILLE)

Presentation materials

There are no materials yet.