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Description
A rápida transição para o ensino remoto evidenciou a importância de compreender a perspectiva dos professores em relação ao uso e o impacto das tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, esta investigação teve como objetivo investigar a percepção de professores atuantes na rede pública municipal de um município na região sul de Santa Catarina sobre o uso das tecnologias digitais na educação, principalmente no contexto pós-pandêmico. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida com 26 professores durante um momento de formação continuada em julho de 2022, de forma estratégica, no início desse encontro formativo, que abordou o tema do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC's). Durante a formação, foi realizada uma prática para levantar compreensões prévias sobre o assunto, em que os professores responderam a um questionário no Google Formulário com questões relacionadas ao uso das TDIC's após o período pandêmico (anos 2020 e 2021). As respostas foram projetadas instantaneamente e discutidas coletivamente com os professores. A análise dos dados coletados utilizou técnicas de tabulação, descrição e discussão, embasada nas contribuições teóricas de autores renomados no campo da educação, como Nóvoa (2014) e Marcelo Garcia (2005), que abordam temas relacionados ao trabalho e formação docente. Também foram consideradas as perspectivas de Pérez Goméz (2015; 2021) e Hargreaves (2003) sobre a relação dos professores com as tecnologias digitais na prática educativa, abordando os desafios e oportunidades nesse contexto. Os resultados analisados foram agrupados em três categorias: autoavaliação, em que a maioria dos professores (84,6%) mostrou interesse e facilidade para explorar as TDICs em suas práticas; possibilidades, destacando a diversidade de formas de aprendizagem e a inclusão; e desafios, evidenciando problemas como desigualdade de acesso e baixa infraestrutura. Além disso, emergiu a importância da formação e acompanhamento pedagógico.
Palavras-chave
Formação de Professores; Período Pós-Pandêmico; Tecnologias digitais na educação.