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Description
O desenvolvimento de uma modelagem curricular que atenda ao desenvolvimento das competências do/a egresso/a de um curso de graduação é, sempre, um desafio de garantir o atendimento as Diretrizes Nacionais Curriculares, as demandas sociais do seu tempo, premissas da academia, entre outros. No âmbito das licenciaturas, busca-se, nessa modelagem, cada vez mais, aproximar a formação inicial de professores ao contexto escolar desde o início do percurso formativo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma modelagem curricular que ultrapassasse a discussão dos conteúdos a serem desenvolvidos em uma sequência de disciplinas, organizados a partir de determinadas cargas horárias para centrar-se na experiência de aprendizagem que a modelagem fomenta. Para isso, partiu-se da premissa de conceber uma modelagem curricular que se configurasse como um vetor do desenvolvimento de comunidades de formação, constituídas tanto pelos/as licenciados/as matriculados nos cursos quanto pela comunidade educacional regional e foram concebidas atividades acadêmicas organizadas a partir da aprendizagem experiencial que promove a participação de diferentes sujeitos da educação. Nomeadas como Edu Experience, essas atividades acadêmicas se organizam como espaço de conexão importante com redes de ensino, profissionais da área da educação e demais instituições educacionais e são orientadas para a resolução de desafios contemporâneos, apresentados por profissionais e/ou instituições parceiras. Resultado do exercício da modelagem, essas disciplinas foram, curricularmente, organizadas de forma a promoverem a temática âncora do semestre, garantido progressividade das experiências, da construção do conhecimento e da conexão com os contextos escolares. Os cursos desenvolvidos iniciaram sua implementação no primeiro semestre de 2023, e seus frutos começam a ser observados, em especial o desenvolvimento de um senso de pertencimento dos/as licenciados/as ao contexto da escola e de seu reconhecimento sobre a importância de conectar os saberes acadêmicos aos fazeres profissionais já no primeiro semestre, configurando-se como um processo inovador no percurso formativo dos/as licenciandos/as.
Palavras-chave
formação inicial de professores; inovação curricular; aprendizagem experiencial; modelagem pedagógica; conexão universidade e escola