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Description
Objetivo: descrever os instrumentos de avaliação do desempenho do estudante na disciplina de pediatria no internato do curso de medicina. Métodos: a avaliação do desempenho do estudante é dividida em três partes. Uma avaliação cognitiva, com questões de múltipla escolha e dissertativas que englobam temas dos diferentes setores (ambulatório, pediatria social, enfermaria, neonatologia e unidade de emergência referenciada) e é realizado pelo software de apoio à aprendizagem (Moodle). Outra avaliação é o Exame Clínico Objetivo Estruturado realizado com três casos clínicos simulando consultas médicas com atrizes. A terceira avaliação é denominada conceito que é a média de notas de dois instrumentos: avaliação clínica do atendimento (ACA) e o diário de bordo. Na ACA há um formulário que é preenchido pelo preceptor que avalia o aluno no atendimento ao paciente e fornece o feedback imediato sobre seu desempenho, pontuando o que está adequado e o que precisa ser melhorado. Consta de 12 formulários realizados semanalmente por preceptores diferentes de cada setor da pediatria. Cada formulário recebe uma nota de acordo com a pontuação de desempenho do aluno e a nota final desse instrumento é a média da pontuação dos formulários. No diário de bordo o aluno preenche diariamente um questionário pelo Google forms anotando todas as atividades realizadas na rotina ou no plantão, o que permite conhecer quantos pacientes e quais casos clínicos o aluno atendeu. A nota do diário de bordo é fornecida de acordo com o número de questionários respondidos por setor. A média final do estágio é determinada pela média das três avaliações, sendo a avaliação cognitiva com peso dois. Conclusão: os instrumentos criados para a avaliação do desempenho na pediatria tornaram a avaliação atual do aluno mais objetiva permitindo conhecer melhor as informações sobre o aprendizado e desenhar estratégias de melhoria do ensino.
Palavras-chave
avaliação de aprendizagem, instrumentos de avaliação e medicina