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Objetivos. Caracterizar sociodemograficamente uma amostra de estudantes de ensino superior do curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior Privada e mensurar o nível de vivência acadêmica, autorregulação da aprendizagem e autorregulação emocional. Metodologia. Utilizou-se de um Questionário Sociodemográfico autoral, o instrumento Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA) e a Escala de Avaliação das Estratégias de Regulação Emocional de Adultos (EREM). Os instrumentos para a coleta de dados foram aplicados nos estudantes regularmente matriculados via questionário online na plataforma do Google Forms, dentro das dependências da Instituição, em 167 estudantes voluntários, sob supervisão de professores colaboradores e/ou das pesquisadoras do estudo. As análises foram quantitativas e descritivas. Resultados. Os estudantes tinham como idade mínima 18 anos e a máxima de 58 anos, majoritariamente do gênero feminino, brancos e solteiros, regularmente matriculados nos 3º e 7º semestres, e no período noturno. Ainda a grande maioria cursava a primeira graduação, exercendo atividades remuneradas durante 10h ou até mais de 40h semanais. Com relação aos instrumentos, os estudantes apresentaram pontuações acima da média para vivências acadêmicas no instrumento QVA-r (M=3,51; DP=0,40), níveis também acima da média para autorregulação da aprendizagem nas três fases da autorregulação da aprendizagem avaliadas pelo instrumento IPAA (M=3,94; DP=0,58), e por último, pontuação razoável para autorregulação emocional nas três dimensões avaliadas pelo instrumento EREM (M=2,38; DP=0,21). Discussão. Apesar dos resultados serem otimistas, análises mais sofisticadas podem ser melhor aprofundadas, uma vez que essa população apresenta especificidades preconiza-se atenção por meio de programas para o desenvolvimento de competências voltadas para a autorregulação da aprendizagem e emocional, visando qualidade de vida e promoção de saúde mental.
Palavras-chave
Saúde Mental; Ensino Superior; Autorregulação da Aprendizagem; Autorregulação Emocional