21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES?

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speakers

Jair Garcia dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Umuarama) Lucilia Vernaschi de Oliveira Terezinha dos Anjos Abrantes (Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama)

Description

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição humana decorrente de alterações no neurodesenvolvimento, geralmente caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. A presença de estudantes com TEA na Educação Superior é uma realidade que está se consolidando, embora o atendimento educacional às suas necessidades específicas ainda seja insuficiente, devido, principalmente, às questões da acessibilidade pedagógica e atitudinal e às dificuldades dos docentes e outros profissionais envolvidos em seu contexto educacional para (re) organizar os conhecimentos importantes às mudanças que se fazem necessárias. Nesse sentido, no presente estudo, objetivamos analisar teses e dissertações produzidas entre os anos de 2012 a 2022, que abordam o atendimento educacional destinado aos alunos com TEA, no ensino superior. Diante disso, a problematização desta temática pode ser evidenciada por meio da seguinte questão: o que tem sido investigado nas pesquisas stricto sensu em relação à educação especial inclusiva de estudantes com TEA, no ensino superior? O estudo se caracteriza como um estado de conhecimento, conforme assevera Romanovski e Ens (2006). As buscas foram realizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave “autismo” and “ensino superior”; “TEA” and “educação superior”; “autismo” and “educação superior”. Ao todo, selecionamos e analisamos 13 pesquisas, isto é, oito dissertações e cinco teses, sendo quatro da região sul, quatro do sudeste, três do centro-oeste e duas do nordeste brasileiro. Os resultados das pesquisas stricto sensu ora apresentadas, destacam o complexo processo de inclusão do estudante com TEA no ensino superior, com ênfase à limitada formação do professor para lidar com as especificidades do espectro, principalmente no que se refere às questões metodológicas de ensino e no processo de adaptações e flexibilizações curriculares para esse público, aspecto que demanda a necessidade de políticas públicas inclusivas para esse público.

Palavras-chave

Autismo. Ensino Superior. BDTD. Educação Inclusiva. Estado do conhecimento.

Author

Co-authors

Jair Garcia dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Umuarama) Terezinha dos Anjos Abrantes (Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama)

Presentation materials