Speaker
Description
O objetivo foi analisar a efetividade de resumo indicativo e pesquisas de aplicações práticas relacionadas aos cursos de graduação como estratégia de ensino de Física.
As atividades foram desenvolvidas nos anos de 2019 a 2021 em turmas de cursos de graduação (oceanografia, engenharias civil e ambiental) do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, em aulas presenciais e virtuais durante a pandemia de COVID-2019.
A atividade foi denominada “ficha de aplicações”, composta por duas páginas e contendo quatro seções: (1) breve resumo do conteúdo específico de física que estava sendo desenvolvido nas aulas, (2) aplicação do conteúdo específico relacionada ao curso de graduação, (3) indicar filme, sites, livros, artigos, etc., onde se pudesse ampliar o conteúdo sobre a aplicação apresentada, (4) referências bibliográficas.
A proposta da atividade é um resumo indicativo, ou seja, contendo apenas os pontos mais relevantes dos temas investigados, e que possibilite o discente ter uma visão mais concreta dos conteúdos abordados em sala de aula a partir de seu ponto vista, e despertar/ incentivar a interdisciplinaridade.
Uma abordagem multidisciplinar suprir a fragmentação dos conteúdos e contribui com a contextualização de conteúdos específicos da disciplina de física com áreas técnicas, aproximando assim os discentes de problemas mais reais, incentivando a pesquisa e a articulação de informações.
Como resultado, verificou-se que a utilização das fichas de aplicações possibilitou os discentes serem protagonistas do conhecimento, além de integrarem o conhecimento adquirido nas demais disciplinas curriculares do curso de graduação. Embora, a atividade seja a mesma para todas as turmas envolvidas, é possível agregar a identidade de cada área técnica, e permite o discente investigar a ampliar tópicos do conteúdo de seu interesse individual.
Palavras-chave
ensino de física, engenharias, aplicações da física