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Description
Objetivo: O presente estudo teve como finalidade a construção de uma cartilha de paz para ser implementada no curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
Metodologia: A Educação em Valores Humanos (EVH) alcança principalmente os indivíduos à medida que os une de uma maneira mais ativa, empática e ética. A EVH edifica o caráter de um sujeito de forma contínua por meio de reflexões críticas e um aprofundamento contínuo (MARTINELLI, 1996). É de suma importância o aprender a ser e o aprender a conviver, cujo propósito é desenvolver as competências supracitadas junto aos discentes do 1º semestre do curso de graduação em Enfermagem. O cronograma foi composto de 6 encontros com os seguintes temas: (1) O que é a cultura de PAZ? Como o profissional de saúde pode trabalhar com as diferenças em seu trabalho? (2) Política Nacional de Humanização; (3) Direitos humanos e o cuidado em saúde no contexto multiprofissional; (4) A importância do olhar empático para mim e para o outro; (5) Painel Integrado sobre Comunicação Não Violenta; (6) Elaboração da Cartilha de Paz: Cultura de paz: da reflexão à ação. Ao final, os estudantes desenvolveram um documento norteador com aspectos básicos da boa convivência.
Discussão: A atividade prática propiciou o protagonismo do estudante e abriu possibilidades para os discentes aplicarem os conceitos de Educação em Valores Humanos, Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz dentro do âmbito universitário. Além disso, foi possível desenvolver habilidades de escuta ativa, empatia e humanização nos discentes.
Resultados: O impacto da atividade foi além dos resultados positivos de convivência em sala de aula, mas também teve influência no Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem, se tornando um instrumento transdisciplinar que influencia todos os níveis da graduação e norteia discentes e docentes nas práticas durante o curso.
Palavras-chave
Comunicação Não Violenta; Cultura de Paz; Cartilha de Paz.