21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Fomento da autorregulação da aprendizagem no currículo do ensino superior

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Mr João Paulo da Mata Nogueira (IFSP-CPV e UEL)

Description

Esta pesquisa surge em um contexto de elaboração de material didático desencadeada pelo processo de reformulação do currículo de Letras-Inglês da UEL. Neste trabalho, temos como objetivo apresentar um produto educacional (unidade didática) com vistas a demonstrar como a Autorregulação da Aprendizagem e as Estratégias de Aprendizagem podem ser potencializadas na licenciatura de Letras-Inglês. Com uma perspectiva de língua enquanto prática social, a organização curricular se dá via gêneros, portanto, a opção foi pelo Plano de Aula. Para embasar metodologicamente, utilizamos a autorregulação da aprendizagem (ARA), a qual é definida como “um processo proativo pelo qual os indivíduos consistentemente organizam e gerenciam seus pensamentos, emoções, comportamentos e ambiente para atingir objetivos acadêmicos” (RAMDASS; ZIMMERMAN, 2011, p. 198). Concernente à ARA na formação inicial de professores, alinhamo-nos às orientações nas etapas descritas em Boruchovitch e Gomes (2022). O produto educacional está em fase final de elaboração e possui 8 unidades. Cada uma conta com quatro seções: a) plano de aula; b) autorregulação da aprendizagem; c) autorregulação da aprendizagem aplicada ao ensino; e d) consolidação. Na primeira, os alunos experienciam a aprendizagem autorregulada enquanto aprendem sobre plano de aula numa relação vivencial com o conteúdo. Após, os aprendizes entram em contato com a teoria da autorregulação explicitamente. Na seção seguinte, reflete-se sobre como se pode aplicar os processos autorregulatórios ao ensino de línguas adicionais. Subsequentemente, consolida-se o conteúdo por meio de: 1) contato com pesquisa científica; 2) narrativa; 3) compartilhamento de experiências; e 4) autoavaliação da aprendizagem segundo os objetivos de cada unidade e reflexão sobre estratégias para melhorar a aprendizagem. Com a apresentação do produto educacional em tela, esperamos contribuir com a materialização de propostas didáticas para o ensino superior que visem a associação da ARA como um meio de tornar futuros docentes e discentes mais autônomos.

Subtítulo

Unidade Didática voltada à formação de professores de língua inglesa

Palavras-chave

Autorregulação da Aprendizagem; Formação inicial de Professores de inglês; Currículo.

Author

Mr João Paulo da Mata Nogueira (IFSP-CPV e UEL)

Co-author

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