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Description
O uso de questionário em pesquisas exploratórias é bastante conhecido, sendo discutido por vários autores, que apontam as facilidades e dificuldades deste método para coleta de dados. Com a pandemia do Covid-19, os formulários eletrônicos de diferentes plataformas foram amplamente utilizados e possibilitaram a coleta de dados importantes. No entanto, o uso inadequado deste instrumento foi extenso, levando a coletas enviesadas, ou ainda, inúteis por apresentarem dados sem possibilidade de tratamento ou análise. Este trabalho teve por objetivo orientar três alunos do ensino médio e um da graduação a identificar os componentes que constituem um formulário de pesquisa e coleta de dados, como as questões devem ser organizadas, bem como sua eficácia na análise dos dados de interesse. A orientação foi feita por dois doutorandos, sob a supervisão da docente responsável (orientadora). O grupo analisou textos sobre o uso de formulários eletrônicos, assim como questionários sobre diferentes assuntos, disponíveis na rede virtual. Verificaram como foram organizadas as cartas de encaminhamento, a adequação do instrumento ao objetivo da pesquisa e as possibilidades de análise das questões. Por fim, organizaram um formulário para colaboração com a pesquisa "Estudo das concepções de estudantes de Ensino Médio sobre o que são e quais são os preconceitos que embasam as relações sociais". Os dados coletados estão em fase de sistematização para discussão dos resultados. Com isso, tanto os alunos do ensino médio como o graduando têm a oportunidade, ao participar do processo, de aprender a usar o Google Formulário, de preparar as questões, verificar sua adequação, organizar e analisar as respostas no Google planilhas. Ademais, os doutorandos, consolidam seus conhecimentos sobre metodologia na prática de orientação de pesquisa.
Palavras-chave
Educação; metodologia de pesquisa; questionário eletrônico; tecnologias.