Speaker
Description
O estágio docente na pós-graduação é essencial para o desenvolvimento pedagógico e a formação acadêmica, com objetivo de proporcionar a oportunidade de vivenciar a docência. A experiência contribui para o aprimoramento das habilidades didáticas, fomenta o pensamento crítico sobre o ensino e fortalece a capacidade de transmitir conhecimentos de forma clara e eficiente. Além disso, estreita a relação entre teoria e prática, preparando os estudantes para a futura atuação como docentes e pesquisadores, consolidando a qualidade e excelência do ensino superior.
Nas disciplinas MD 142 e 242, a experiência docente nos curso de medicina e fonoaudiologia, revelou-se como um momento inestimável de aprendizado e conexão com a prática no território da Atenção Primária à Saúde (APS).
O estágio permitiu o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e aprimorou a comunicação com os estudantes. Contudo, sua maior importância reside na oportunidade de aproximar os futuros profissionais da realidade dos serviços de saúde e das necessidades da população.
Ao vivenciarem o cuidado em saúde no território, os alunos puderam entender as complexidades da APS e seus impactos na promoção da saúde e prevenção de doenças, possibilitando uma visão integral dos determinantes de saúde, sensibilizando-os para as desigualdades e demandas sociais que afetam diretamente a vida das pessoas. A interação com pacientes e profissionais enriqueceu sua formação, fomentando a empatia e o respeito às necessidades individuais e coletivas. Além disso, estimula o pensar crítico e a busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados no sistema de saúde.
Em suma, o contato com a realidade do território fortalece a integração entre teoria e prática, preparando os futuros profissionais para enfrentar os desafios da saúde coletiva com sensibilidade, ética e eficácia. Sua implementação é de extrema valia, incentivando o engajamento dos alunos e promovendo uma formação acadêmica mais significativa e transformadora.
Palavras-chave
Ensino Superior, Docente, Atenção Primária à Saúde