Speaker
Description
Objetivo: O presente estudo teve como finalidade o desenvolvimento de uma simulação de múltiplas vítimas no curso de enfermagem na UniMAX como proposta avaliativa formativa e continuada semestral.
Metodologia: A simulação tem se estabelecido como uma ferramenta poderosa no treinamento e aprimoramento das habilidades dos profissionais de saúde, incluindo os enfermeiros. Ao criar ambientes realistas e controlados, a simulação permite que os profissionais pratiquem e desenvolvam suas competências clínicas, enfrentando desafios complexos sem expor pacientes reais a riscos desnecessários (FILATRO, CAVALCANTE E COSTA, 2018).
Esses eventos, como acidentes em massa, catástrofes naturais ou incidentes com múltiplas lesões, requerem uma abordagem coordenada e eficiente por parte das equipes de enfermagem para garantir o melhor atendimento possível as vítimas (QUELICI et al, 2012).
Por fim, cabe destacar a importância do trabalho interdisciplinar e da revisão contínua dos protocolos de atendimento com ferramentas que propiciem um sucesso no atendimento a múltiplas vítimas.
Discussão: A proposta de atividade de simulação oferece oportunidades únicas para desenvolver habilidades de triagem, priorização, comunicação em equipe e tomada de decisões sob pressão, fundamentais em situações de emergência, sempre valorizando o aluno no centro do seu aprendizado.
Preparando os futuros enfermeiros para enfrentar situações emergenciais cada vez mais complexas, a simulação de múltiplas vítimas se apresenta como uma estratégia essencial no desenvolvimento profissional.
Resultados: A simulação de múltiplas vítimas na enfermagem é uma abordagem de treinamento que envolve a criação de cenários realistas para preparar os profissionais de saúde para situações de emergência envolvendo diversas vítimas. Os resultados esperados com essa proposta são diversos e incluem: melhoria das habilidades clínicas, tomada de decisão rápida e eficaz, trabalho em equipe, redução de erros, confiança e autoeficácia, preparação para desastres e eventos em massa e cumprimento de protocolos e procedimentos.
Palavras-chave
Simulação; Múltiplas Vitimas; Enfermagem.