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Description
Condizente com a perspectiva de avaliação formativa, o portfólio constitui, em âmbito educacional, uma metodologia ativa que estimula a autonomia dos discentes e favorece a avaliação processual do conhecimento. Entretanto, representa um grande desafio na sua implementação efetiva, devido a uma cultura acadêmica habituada com métodos de ensino baseados em aspectos somativos. O objetivo será apresentar as etapas de aplicação do portfólio na disciplina de Técnica Dietética do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) nos anos de 2021 e 2022 e espera-se compreender, por meio da análise das "falas" dos estudantes, a importância e os elementos que permeiam o uso do portfólio no processo de ensino-aprendizagem. O portfólio foi elaborado com base em um roteiro dividido em 3 etapas, apresentação em 2 etapas com feedback da docente, apresentação final e autoavaliação processual. A autoavaliação consistiu em avaliar aspectos de desenvolvimento pessoal e em grupo, dedicação à disciplina e aos métodos de ensino-aprendizagem utilizados e autoatribuição de notas relativas ao desempenho. A percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio foi analisada por meio das respostas relativas às questões: “Por favor, faça uma avaliação sucinta sobre os métodos e o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Técnica Dietética. Se possível, avalie o quanto e de que forma a disciplina tem contribuído para sua formação como Nutricionista” e “Sobre o portfólio, realizado em etapas, em grupo, com feedbacks do docente e dos colegas ao longo do processo, como você avalia seu aprendizado? Comente”, das autoavaliações aplicadas em 2021 e 2022, respectivamente. Observou-se que "construir o portfólio nos deu muito mais trabalho e dedicação que outros métodos mais tradicionais de avaliação, mas, sem dúvidas, nos agregou muito mais aprendizados”, mostrando ser uma ferramenta avaliativa e de aprendizagem promissora.
Palavras-chave
Avaliação; Portfólio; Ensino; Aprendizagem.