21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

O portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de Nutrição da UNICAMP

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Caroline Capitani (University of Campinas - UNICAMP)

Description

Condizente com a perspectiva de avaliação formativa, o portfólio constitui, em âmbito educacional, uma metodologia ativa que estimula a autonomia dos discentes e favorece a avaliação processual do conhecimento. Entretanto, representa um grande desafio na sua implementação efetiva, devido a uma cultura acadêmica habituada com métodos de ensino baseados em aspectos somativos. O objetivo será apresentar as etapas de aplicação do portfólio na disciplina de Técnica Dietética do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) nos anos de 2021 e 2022 e espera-se compreender, por meio da análise das "falas" dos estudantes, a importância e os elementos que permeiam o uso do portfólio no processo de ensino-aprendizagem. O portfólio foi elaborado com base em um roteiro dividido em 3 etapas, apresentação em 2 etapas com feedback da docente, apresentação final e autoavaliação processual. A autoavaliação consistiu em avaliar aspectos de desenvolvimento pessoal e em grupo, dedicação à disciplina e aos métodos de ensino-aprendizagem utilizados e autoatribuição de notas relativas ao desempenho. A percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio foi analisada por meio das respostas relativas às questões: “Por favor, faça uma avaliação sucinta sobre os métodos e o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Técnica Dietética. Se possível, avalie o quanto e de que forma a disciplina tem contribuído para sua formação como Nutricionista” e “Sobre o portfólio, realizado em etapas, em grupo, com feedbacks do docente e dos colegas ao longo do processo, como você avalia seu aprendizado? Comente”, das autoavaliações aplicadas em 2021 e 2022, respectivamente. Observou-se que "construir o portfólio nos deu muito mais trabalho e dedicação que outros métodos mais tradicionais de avaliação, mas, sem dúvidas, nos agregou muito mais aprendizados”, mostrando ser uma ferramenta avaliativa e de aprendizagem promissora.

Palavras-chave

Avaliação; Portfólio; Ensino; Aprendizagem.

Author

Co-authors

Caroline Capitani (University of Campinas - UNICAMP) Érika Fabíola da Silva Maia (UNICAMP)

Presentation materials

There are no materials yet.