21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

CLASSIFICANDO EVENTOS COTIDIANOS ALEATÓRIOS: uma sequência didática com o uso de Objetos de Aprendizagem

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Agda Isabele Gonsalves Honorato

Description

Vivemos em uma sociedade onde o mutável é uma constante, lidamos com a necessidade de avaliarmos a ocorrência de eventos a todo instante, desta forma, o ensino de Probabilidade pode propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo diante das diversas situações aos quais os estudantes possam lidar e, de acordo com Lopes (2008), ao ser ensinada desde os anos iniciais esta oportuniza aos mesmos uma base sólida para estudos futuros. Pensando nisto, este trabalho constitui-se em uma Sequência Didática (SD) à luz de Zabala (1998) e, trata-se de uma proposta de ensino baseada na aprendizagem significativa de Ausubel (1982), pois busca mobilizar conhecimentos prévios e a identificação do nível de desenvolvimento do aluno para a promoção da aprendizagem do conteúdo de Probabilidade para o 2° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se o uso de Objetos de Aprendizagens, como podcasts, infográficos, vídeos e quiz, que conforme Braga (2014), foram previamente selecionados com a devida intencionalidade pedagógica, tendo por objetivo propiciar aos estudantes a habilidade de reconhecer que a previsão de um evento se constitui em uma probabilidade e classificá-los em eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”. Esta SD é resultado da atividade proposta no componente curricular de Produção e Uso de Materiais Didáticos, ministrado pelo professor Luís Paulo Leopoldo Mercado no curso de Doutorado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Rede Nordeste (RENOEN) no polo da Universidade Federal de Alagoas durante o semestre 2023. A mesma, encontra-se em processo de avaliação, uma vez que, pretende-se aplicá-la para verificação e/ou validação das aprendizagens, pois acreditamos que a partir desta, será propiciado aos estudantes o desenvolvimento da habilidade EF02MA21, conforme preconiza os pressupostos da BNCC, possibilitando aos estudantes, a partir da apropriação do conteúdo de Probabilidade, o seu desenvolvimento enquanto agentes crítico-reflexivos da prática social.

Palavras-chave

Probabilidade. Sequência Didática. Ensino Fundamental.

Author

Co-author

Luís Paulo Mercado (Universidade Federal de Alagoas)

Presentation materials

There are no materials yet.