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Description
O livro didático costuma ser a principal ferramenta de ensino de que dispõem docentes e instituições de educação básica. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo demonstrar um processo de análise de material didático à luz da autorregulação da aprendizagem (ARA) a fim de apresentar como esse construto pode ser utilizado como uma metodologia de ensino. A ARA é “um processo dinâmico que leva os estudantes a regular a sua aprendizagem estando envolvidos de forma ativa e intencional na construção de ações com as quais possam potencializar suas aprendizagens, o que inclui o uso intencional de estratégias cognitivas, metacognitivas, motivacionais, comportamentais” (FRISON; BORUCHOVITCH, 2020, p. 22). Esta pesquisa utiliza, portanto, três métodos de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica para elencar quais são os elementos presentes na ARA e colocá-los em uma ficha de análise de material didático (ZORZO-VELOSO, 2018); 2) pesquisa documental para realizar a análise de uma unidade do livro didático Way to English, 8º ano; 3) Produção técnica para a criação de instrumentos de promoção da ARA por meio de questionários em fichas, as quais são alocadas em diferentes momentos da aula. O livro foi selecionado por fazer parte das obras aprovadas pelo PNLD, portanto, atualmente, é utilizado em escolas de todo o Brasil. A análise será na Unidade 1 porque ela conta com o ensino de mapas mentais, estratégia de imagem que faz parte da fase performance da ARA. Espera-se, com este trabalho, apresentar aos docentes uma metodologia de ensino e um meio de promover a autonomia e a responsabilização dos alunos pelos seus processos de aprendizagem.
Palavras-chave
autorregulação da aprendizagem; instrumento de análise; análise de livro didático; metodologia de ensino.
Subtítulo
uma proposta para a prática docente a partir da análise de um livro didático