Speaker
Description
Objetivo
Teve-se por objetivo elaborar proposta de avaliação de impacto da integração ensino-extensão (IEE), tendo por foco uma instituição federal de ensino dedicada a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A questão que orientou a investigação foi a seguinte: com vistas a gerar informações à governança institucional, quais indicadores relacionados à IEE podem ser utilizados para avaliar o seu impacto?
Metodologia
Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, baseada em pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, bem como a adoção de procedimentos a partir da aplicação do caminho metodológico da Teoria da Mudança (TdM), tendo por lócus o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Partindo da literatura sobre extensão, IEE e avaliação, buscou-se apresentar resultados e indicadores relacionados aos principais atores da extensão: estudantes, instituição de ensino superior (IES) e sociedade.
Discussão e Resultados
Para cada ator da extensão e suas dimensões de análise (indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, interação dialógica com a comunidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, temas transversais e políticas institucionais), foram gerados resultados esperados de longo, curto e médio prazos, além de seus respectivos indicadores.
Este estudo contribui para ampliar a reflexão sobre a IEE, principalmente em IES brasileiras que se dedicam a EPT. Em relação à governança institucional, buscou-se contribuir ao aprimoramento do processo de IEE na instituição de ensino em foco, bem como em instituições educacionais congêneres.
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica. Integração Ensino-Extensão. Avaliação. Indicadores.