21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO CURSO DE FARMÁCIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speakers

Marinês Pérsigo Morais Rigo (Universidade do Vale do Taquari - Univates) Jane Herber (Universidade do Vale do Taquari - Univates)

Description

Ao considerar as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Farmácia - Bacharelado, o componente que envolve Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos passa a fazer parte da organização curricular. Este relato de experiência objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no componente curricular ministrado por uma farmacêutica e uma química. Buscou-se contemplar o estudo das bases tecnológicas na produção e conservação de alimentos, tendo como habilidades a aplicação das boas práticas de manipulação e fabricação, assim como o sistema de garantia de qualidade dos alimentos. Nas aulas teóricas os estudantes foram organizados em grupos de trabalho para melhor desenvolverem suas habilidades. Em Tecnologia de Leites realizou-se a sala de aula invertida onde cada dupla trouxe para a sala de aula o material referente ao estudo, sendo a explanação acompanhada pelo professor o qual esclareceu as dúvidas durante o processo. Em Tecnologia de Carnes desenvolveu-se um Debate Instrutivo onde o objetivo foi estimular a participação de todos mostrando total conhecimentos sobre o assunto, tendo argumentos científicos para defender seu ponto de vista e em Tecnologia de bebidas realizou-se um workshop internacional, onde os grupos trouxeram o assunto de forma didática representando o país de origem de cada bebida selecionada. Nas aulas seguintes, foram realizadas atividades experimentais estimulando o raciocínio, a capacidade de observação e análise dos estudantes. Após as aulas teóricas e práticas, realizaram-se algumas visitas técnicas a indústrias regionais, com o propósito de relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade industrial, trazendo ao estudante a indissociabilidade entre prática, teoria e comunidade externa. Foi possível observar durante o semestre uma aprendizagem significativa, onde possibilitou ao estudante uma vivência para além do espaço da Universidade,com uma pedagogia ativa, onde o professor foi um facilitador e o estudante um protagonista ativo do processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave

Alimentos, Farmácia, Pedagogia Ativa

Authors

Marinês Pérsigo Morais Rigo (Universidade do Vale do Taquari - Univates) Jane Herber (Universidade do Vale do Taquari - Univates)

Presentation materials

There are no materials yet.