21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Redação nota mil

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Aline Oliveira (IFPR)

Description

O board game moderno "Redação nota mil" é uma forma lúdica de preparação de formandos em letras para atuarem como avaliadores da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como para contribuírem na difusão dos conhecimentos exigidos pelo ENEM juntos aos futuros alunos do ensino médio. Atualmente, a forma de ingresso no banco de avaliadores do ENEM é feita mediante concurso público, ou seja, é exigido do candidato uma série de conhecimentos sobre as características da prova de redação e há uma grande concorrência devido ao fato desse trabalho significar uma renda extra ao profissional de letras, bem como uma experiência bastante significativa na carreira docente. Desse modo, o jogo constitui-se de um tabuleiro que representa as competências exigidas dos candidatos do ENEM e os jogadores devem tentar alocar peças que resumem os níveis dessas competências. No entanto, essas peças são "pescadas" às cegas e, para garantir o dinamismo do jogo, também existem cartas que, obrigatoriamente compradas a cada turno, podem ajudar ou dificultar o ganho de pontos. No final, o jogador que obtiver o maior número de pontos possíveis na avaliação de uma suposta redação, ganha. O jogo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa profunda na cartilha do participante do ENEM e sua funcionalidade foi testada com professores e alunos do IFPR campus Palmas e da rede estadual de ensino. Entendemos que esta ferramenta didática pode contribuir na formação de acadêmicos de Letras, no sentido de aumentar as probabilidades de êxito no concurso para avaliadores, mas também para que estes estejam cientes das múltiplas exigências da prova de redação e assim possam ajudar seus futuros alunos a estarem aptos para o exame, o qual que representa a mais inclusiva forma de acesso ao ensino superior no Brasil.

Subtítulo

Perspectivas para formandos em Letras

Palavras-chave

educação lúdica; jogos educativos; ensino de redação; ENEM; board games

Authors

Aline Oliveira (IFPR) Diego Oliveira Ricardo (IFPR - Campus Palmas) Karen Guimarães Sudan (Instituto Federal do Paraná Campus Palmas IFPR)

Presentation materials

There are no materials yet.