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Description
O presente estudo descreve a abordagem da aprendizagem da enfermagem baseada em práticas de ensino e extensão na comunidade de Olivença, Sul da Bahia. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, vivenciado por discentes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a partir da participação no projeto de extensão "Laboratório de Parasitologia na Comunidade e com Atividades de Campo” que atua na prevenção de doenças parasitárias em comunidades vulneráveis e que está inserido no projeto pedagógico do curso. Após o diagnóstico local e territorialização, houve coleta de amostras de fezes e de solo das áreas estudadas; as amostras foram analisadas e os resultados foram entregues em uma ação educativa e promotora de saúde denominada “Saúde na Tenda”. Participaram 84 voluntários sendo que alta prevalência (0,45) foi diagnosticada, sendo que (N=38) com uma ou mais parasitoses, inclusive esquistossomíase e geohelmintíases. Ao longo do projeto, os discentes desenvolveram diversas competências no planejamento e execução das atividades propostas fora da sala de aula, como a observação e compreensão do território, da população e da sua dinâmica, desenvolver comunicação eficaz, bem como sentido crítico e aplicação do conhecimento científico obtido durante a vivência acadêmica. As atividades extensionistas fora da sala de aula permitiram que os estudantes desenvolvessem habilidades gerais e específicas para a prática profissional. A experiência de inserção numa comunidade vulnerável reforça que a Enfermagem deve organizar o cuidado com delineamento social, considerando os determinantes e condicionantes para prevenção de parasitoses mais prevalentes nesta comunidade.
Palavras-chave
Enfermagem; parasitoses intestinais; saúde coletiva