21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Ações educativas em saúde auditiva e formação de estudantes de música

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Pierangela Simões

Description

Introdução: A ocorrência de problemas auditivos em músicos devido à exposição constante a níveis elevados de som é documentada na literatura. Além da perda de audição, outros sintomas auditivos, como zumbido, disacusia e hiperacusia, são frequentemente relatados. Os mesmos estudos sugerem que músicos não tem consciência desses riscos e são resistentes às medidas preventivas. Assim sendo, o desenvolvimento de ações educativas durante o período de formação desses profissionais tem fundamento.
Objetivo: Propor um protocolo de ações educativas para a promoção da saúde auditiva em estudantes de música.
Metodologia: O protocolo consiste em intervenções educativas para serem implementadas em disciplinas teóricas e práticas, estágios e ensaios, ao longo da formação dos estudantes. A abordagem educativa baseada nos princípios de Paulo Freire (2002) busca promover a construção de conhecimento e a autonomia dos estudantes em relação à sua saúde auditiva.
O protocolo proposto envolve a formação de uma equipe multidisciplinar composta por docentes e profissionais de saúde auditiva. As ações educativas incluem reflexões sobre os hábitos de exposição sonora, apresentação do funcionamento do sistema auditivo, orientação sobre medidas de proteção auditiva e identificação de fragilidades acústicas nos ambientes de estudo. Também são incentivadas atividades práticas, como a medição dos níveis de pressão sonora das salas de aula e a criação de materiais de divulgação sobre os riscos da exposição sonora intensa.
Discussão: Espera-se promover uma mudança de comportamento dos estudantes em relação à sua saúde auditiva, preparando-os para uma atuação profissional mais segura e consciente. Essas intervenções podem ser adaptadas para cursos de música e musicoterapia, bem como conservatórios de música. A adoção de programas educativos dessa natureza pode contribuir para a qualidade de vida dos profissionais da música, incentivando hábitos saudáveis e sustentáveis ao longo de suas carreiras.

Palavras-chave

Saúde auditiva; Surdez ocupacional; Estudantes de Música.

Author

Co-author

Presentation materials

There are no materials yet.