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Description
O estágio obrigatório em Serviço Social é uma das atividades curriculares que objetiva apreensão da realidade social no espaço sócio-ocupacional do Assistente Social, oportunizando reflexão sobre os múltiplos determinantes da realidade social e interpretação teórica construindo a crítica sobre a realidade vivenciada. Objetivo: Desenvolver processo de aprendizagem articulado com os pressupostos teóricos-metodológicos do Serviço Social com a realidade sócio-ocupacional, utilizando ambiente inovador com apoio da tecnologia educacional como princípio de inovação de aprendizagem. Metodologia: O estágio foi realizado em três momentos articulados e complementares com utilização da tecnologia educacional: oficina, orientação e supervisão pedagógica, e supervisão de campo com Assistente Social. O estágio se desenvolveu com encontros síncronos utilizando a plataforma Teams da UFPR Virtual, com aprofundamentos teóricos e vivências de campo utilizando metodologias ativas. Discussão e resultados: A utilização de tecnologia em ambiente educacional exige dos sujeitos conhecimentos e habilidades em diferentes linguagens e tecnologias, mas sobretudo discernimento quanto a um pensamento crítico que permita ultrapassar a mera conectividade e o simples acúmulo de informações numa navegação web, ou nos assuntos da vida cotidiana. O processo de desenvolvimento do estágio possibilitou o planejamento prévio de todas as atividades com objetivos e metodologias dialogadas entre docente e discente, implicando na corresponsabilidade de ambos para a eficácia do processo de aprendizagem utilizando a tecnologia. Desse modo, a utilização das TIC favoreceu a interação reflexiva e propositiva na articulação da experiência do cotidiano do campo de estágio com os estudos teóricos (publicações) para compreensão da prática profissional, da realidade dos usuários do serviço do campo, do trabalho multiprofissional e da rede de serviços. O uso das gravações permitiu avaliação e proposição do processo de aprendizagem, desafiando os envolvidos a rever as mesmas para identificar as lacunas e itens não compreendidos para estudo, reflexão crítica e proposições dos próximos encontros.
Palavras-chave
Tecnologias educacionais; Estágio; Serviço Social.