Speaker
Description
A cegueira botânica, dificuldade de os alunos associarem conteúdos de botânica com sua realidade, é apontado como um desafio nas aulas de obre os grupos vegetais. Mesmo nos cursos de nível superior é comum a predileção dos alunos pelos animais, enquanto as aulas de botânica são taxadas de “decorativas” e “descontextualizadas”. O assunto piora no conteúdo sobre algas, cuja classificação é confusa mesmo entre os ficologistas e por muitos alunos de cidades interioranas nunca terem visto sequer o mar. Uma ferramenta que se tem apresentado como importante auxílio nas práticas didático-pedagógicas no contexto educacional é a ludicidade, porém sua utilização é frequentemente circunscrita ao ensino infantil e pouco se fala dessa interação na educação superior ou mesmo de um ensino sistematizado de sua aplicação nos cursos de formação de professores. Visando preencher essa lacuna apresentamos Cyano, um jogo para mediar o ensino de evolução de algas. Para a produção do jogo foi feita pesquisa dos aspectos atuais de classificação de organismos fotossintetizantes e estruturas morfológicas e bioquímicas relevantes para as classificações das algas. Em seguida, procedemos com a busca de elementos do game design e mecânicas inspiradas dos jogos de tabuleiro modernos, em detrimento dos modelos tradicionais de jogos (jogo da memória e trilhas) geralmente adotados em experiências lúdicas na sala de aula. Assim chegamos a um jogo de cartas no qual os jogadores são transportados à 3,5 bilhões de anos, na época de surgimento dos primeiros organismos fotossintetizantes. Os jogadores devem, por meio de cartas, formar o maior número de algas a partir de características sistemáticas: Número de endossimbioses, morfologia, pigmento predominante, presença e quantidade de flagelos e substância de reserva. Junto com o jogo, um manual provê ao professor, além das regras do jogo, um resumo teórico da classificação das algas e propostas didáticas para utilização do jogo.
Palavras-chave
Jogo Educacional, Ficologia, Cegueira botânica, Botânica
Subtítulo
Um jogo para mediar o ensino de evolução, classificação e ecologia de algas