21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Cyano

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Laércio Neto (Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas)

Description

A cegueira botânica, dificuldade de os alunos associarem conteúdos de botânica com sua realidade, é apontado como um desafio nas aulas de obre os grupos vegetais. Mesmo nos cursos de nível superior é comum a predileção dos alunos pelos animais, enquanto as aulas de botânica são taxadas de “decorativas” e “descontextualizadas”. O assunto piora no conteúdo sobre algas, cuja classificação é confusa mesmo entre os ficologistas e por muitos alunos de cidades interioranas nunca terem visto sequer o mar. Uma ferramenta que se tem apresentado como importante auxílio nas práticas didático-pedagógicas no contexto educacional é a ludicidade, porém sua utilização é frequentemente circunscrita ao ensino infantil e pouco se fala dessa interação na educação superior ou mesmo de um ensino sistematizado de sua aplicação nos cursos de formação de professores. Visando preencher essa lacuna apresentamos Cyano, um jogo para mediar o ensino de evolução de algas. Para a produção do jogo foi feita pesquisa dos aspectos atuais de classificação de organismos fotossintetizantes e estruturas morfológicas e bioquímicas relevantes para as classificações das algas. Em seguida, procedemos com a busca de elementos do game design e mecânicas inspiradas dos jogos de tabuleiro modernos, em detrimento dos modelos tradicionais de jogos (jogo da memória e trilhas) geralmente adotados em experiências lúdicas na sala de aula. Assim chegamos a um jogo de cartas no qual os jogadores são transportados à 3,5 bilhões de anos, na época de surgimento dos primeiros organismos fotossintetizantes. Os jogadores devem, por meio de cartas, formar o maior número de algas a partir de características sistemáticas: Número de endossimbioses, morfologia, pigmento predominante, presença e quantidade de flagelos e substância de reserva. Junto com o jogo, um manual provê ao professor, além das regras do jogo, um resumo teórico da classificação das algas e propostas didáticas para utilização do jogo.

Palavras-chave

Jogo Educacional, Ficologia, Cegueira botânica, Botânica

Subtítulo

Um jogo para mediar o ensino de evolução, classificação e ecologia de algas

Authors

Carlos renan Bueno (Rosa Gonçalves Bueno) Dulcidio Roberto Faber (Lilian Drusina Serafim e Dulcidio Faber Junior) Karen Tigre Laércio Neto (Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas)

Presentation materials