Speaker
Description
PALAVRAS-CHAVE: MOOC, Projeto Integrador, Aprendizagem baseada em projetos, projeto integrados verticalmente, produção de vídeos, aprendizagem ativa, educação mediada por tecnologia.
OBJETIVOS: Foi proposta e aplicada em várias disciplinas uma nova metodologia de avaliação baseada em projetos que envolve a aprendizagem ativa e a mediação de tecnologia como grupos de WhatsApp, produção e obtenção de conhecimentos via vídeos do YouTube, e linguagem de programação Python. Os projetos entre as disciplinas são conectados entre si, estimulando a integração dos conhecimentos e conceitos de várias disciplinas.
METODOLOGIA: Várias disciplinas tiveram um material on-line disponibilizado visando facilitar a rápida rememoração de conceitos e conhecimentos das mesmas. Também a avaliação foi centrada na criação de projetos estimulando a criação de um portfólio de projetos dos alunos, ao invés de apenas a simples memorização de conceitos. Isto é, foi estimulada a criação de um contexto e aplicação dos conceitos para fomentar a autonomia dos alunos na aplicação do conhecimento.
DISCUSSÃO: Além dos impactos na absorção e aplicação do conceito, a metodologia permitiu a difusão de conhecimento através das redes sociais, de modo a enfatizar que a difusão de conhecimento, e sua correspondente preparação para tal, é também uma importante etapa da consolidação do aprendizado.
RESULTADOS: Foram produzidos mais de 1000 vídeo-aulas para cerca oito disciplinas. Todo conteúdo livre e gratuito disponibilizado via YouTube. Isso sem contar os vídeos acerca dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Além disso, o material com listas resolvidas, códigos de programação, apresentações e outros materiais de apoio foram disponibilizados em sites livres e gratuitos. Por último, foram produzidos cinco livros e oito ebooks de apoio.
Palavras-chave
MOOC, Projeto Integrador, Aprendizagem baseada em projetos, projeto integrados verticalmente, produção de vídeos, aprendizagem ativa, educação mediada por tecnologia.